spot_img
Hoje é terça-feira, 1 de julho de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALPrefeitura da Capital entrega diplomas para alunos da Educação de Jovens, Adultos...

Prefeitura da Capital entrega diplomas para alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos Pop Rua

spot_img

A Prefeitura de Florianópolis, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social e Educação, promoveu uma cerimônia de formatura para 16 acolhidos do abrigo Passarela da Cidadania que finalizaram seus estudos neste ano na Educação de Jovens, Adultos e Idosos para População de Rua (EJA Pop Rua). Os formandos concluíram seus estudos no ensino fundamental (9° ano) no polo de educação que é ofertado na Passarela do Samba Nego Quirido e operado pela EJA Continente II.

Essa modalidade de ensino, que é voltada para quem não conseguiu concluir os estudos em tempo convencional, proporciona novas oportunidades e é uma importante ferramenta de inclusão social. “Estou realizada, consegui um sonho antigo. A Passarela deu essa oportunidade para a gente, e agora eu quero continuar, seguir estudando e conseguir uma chance de trabalhar, ter mais estabilidade”, comemora Raimunda Souza, de 47 anos. Junto dela, concluíram essa etapa de estudos Vanuza e Leandro Duarte, mãe e filho, de 53 e 25 anos. Ambos também estão acolhidos no serviço e celebraram a formatura como um recomeço.

A implementação de um polo da EJA na Passarela da Cidadania visa aproximar os usuários do acesso à educação e da construção de um novo projeto de vida. Fábio Silva, um dos professores desta turma, explica que as metodologias pedagógicas utilizadas mesclam ensino e pesquisa com as próprias vivências dos acolhidos. “É emocionante ver eles conquistando esse certificado. Nosso trabalho é feito coletivamente, é um processo de troca, nós aprendemos com eles e eles com a gente”, explica. As matrículas no EJA Pop Rua podem ser feitas durante todo o período letivo na própria Passarela.

“A educação que ofertamos traz a oportunidade de transformação, os acolhidos que se formaram deram um passo essencial para a estruturação de suas vidas. É um dos muitos trabalhos que desenvolvemos para promover a reinserção social dessas pessoas”, pontua Leandro Lima, secretário Municipal de Assistência Social.

“A Educação de Jovens e Adultos da rede municipal, implementada na passarela com as pessoas em situação de rua, visa proporcionar oportunidades aos estudantes de finalizarem o seu ensino fundamental e conseguirem buscar na sociedade o seu espaço de cidadão”, lembra a secretária de Educação, professora Fabricia Luiz Souza.

A secretária ainda enfatiza que “onde houver necessidade, a Prefeitura irá abrir um polo de Educação de Jovens, Adultos e Idosos”. Ao todo, 1.426 pessoas frequentam as 25 localidades da EJA, espalhadas pela Ilha e Continente.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa