spot_img
Hoje é quarta-feira, 18 de junho de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALPrefeitura da Capital inaugura nova estrutura de ecoponto em Capoeiras

Prefeitura da Capital inaugura nova estrutura de ecoponto em Capoeiras

Espaço garante a destinação correta de materiais que ficam fora da coleta convencional ou seletiva

spot_img

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente de Desenvolvimento Sustentável, inaugura nesta quarta-feira, 11 de junho, às 9h, nova estrutura de ecoponto em Capoeiras, na região continental. O ecoponto de Capoeiras iniciou suas atividades em dezembro de 2014 a partir de reforma do antigo terminal urbano do bairro. Após mais de dez anos está recebendo um novo espaço que atende também o padrão construtivo dos outros ecopontos implantados no município nos últimos anos. No local, em torno de 1500 pessoas são atendidas mensalmente.

“Florianópolis segue firme no compromisso de alcançar as metas Lixo Zero até 2030. Com o aprimoramento de mais um ecoponto, nosso objetivo é garantir que cada vez menos resíduo vá para o aterro, promovendo a reutilização, a reciclagem e a compostagem. Capoeiras terá uma estrutura ainda mais adequada para benefício de toda a região continental, além de aproximar a população de soluções mais sustentáveis,” destaca o prefeito, Topázio Neto.

Com a última ampliação em 2023 de cinco para nove ecopontos, Florianópolis reforçou os equipamentos de descarte adequado. No mesmo ano, 11,8 mil toneladas de resíduos foram desviadas do aterro e R$ 2,8 milhões economizados em transporte e destinação.

“Cada novo ecoponto representa uma economia significativa para os cofres públicos e um avanço concreto na política de resíduos sólidos da cidade. Desde a ampliação da rede, conseguimos reduzir o volume destinado ao aterro e ampliar a reciclagem. Queremos que a população enxergue isso como um passo importante e positivo para toda a cidade,” afirma o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alexandre Waltrick.

O secretário do Continente, João Paixão, explica que a prefeitura oferece, além dos Ecopontos, a coleta de volumosos por agendamento, para facilitar o descarte pelas pessoas que não possuem condições de irem até os Ecopontos. “Então não tem desculpa pra jogar resíduo volumoso em terreno baldio”, frisa.

A rede abrange também os bairros Itacorubi, Morro das Pedras, Canasvieiras, Rio Vermelho, Ingleses, Monte Cristo, Coloninha e Costeira. Eletrônicos, entulho, materiais e podas, recicláveis, óleo de cozinha, pneus, pilhas e baterias, eletrodomésticos, volumosos e orgânicos compostáveis podem ser entregues nas caixas estacionárias distribuídas no local. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 7h às 12h e das 13h às 19h.

SERVIÇO:

O QUÊ: Inauguração de novo ecoponto

ONDE: Rua Professor Egídio Ferreira, S/N – Capoeiras

QUANDO: Quarta-feira, 11 de junho – 9h

SAIBA MAIS:

O ecoponto de Capoeiras iniciou suas atividades em dezembro de 2014 a partir de reforma do antigo terminal urbano de Capoeiras. Após mais de dez anos está ganhando uma nova estrutura para ficar melhor estruturado, seguindo o padrão construtivo dos outros ecopontos implantados no município nos últimos anos.

Ao todo são 9 ecopontos distribuídos em toda a cidade, facilitando o acesso da população para descartar de forma adequada aqueles resíduos de grandes volumes, como sofás, geladeiras, colchões, que não podem ser recolhidos na coleta convencional por conta do seu tamanho.

O ecoponto de Capoeiras recebe em torno de 1.500 pessoas por mês. Lá às pessoas levam seus resíduos de forma segregada e são orientados pelos empregados locais a descartarem cada tipo em um local específico visando a valorização máxima dos resíduos

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa