spot_img
Hoje é sexta-feira, 13 de junho de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALPrefeitura da Capital inicia vacinação nas escolas básicas municipais

Prefeitura da Capital inicia vacinação nas escolas básicas municipais

Objetivo é ampliar a cobertura vacinal e imunizar cerca de 9.800 alunos

spot_img

A vacinação escolar passou a ser reconhecida como estratégia específica de imunização este ano e na capital, as Secretarias de Saúde e Educação se uniram para a Campanha Nacional de Vacinação nas Escolas, com início na próxima terça (27).

Com o tema “Vacinação nas Escolas – Ciência e Defesa da Vida”, a iniciativa faz parte do Programa ‘Saúde na Escola’, política intersetorial nacional instituída em 2007 para a atenção, prevenção e promoção da saúde e educação integral. Foram contempladas 15 escolas Básicas Municipais (EBMs) com mais de 500 alunos dos distritos Norte, Sul, Centro e Continente. A ação será dividida em duas etapas: a primeira inicia em maio e irá até julho, mês do recesso escolar. Com o retorno das aulas em agosto, o projeto segue e encerra em outubro.

As equipes de vacinação itinerante do município estarão na Van da Vacinação, que também ofertará os imunizantes para a comunidade escolar e população em geral. As unidades que não fazem parte da ação serão orientadas sobre os locais que receberão a van. Os alunos só poderão ser vacinados com autorização dos pais ou responsáveis, conforme modelo enviado antecipadamente pelas escolas. Já as crianças da educação infantil e estudantes dos anos iniciais deverão realizar a vacinação acompanhados de um responsável.

“A vacinação nas escolas é uma oportunidade de educação em saúde, de conscientização sobre a importância das vacinas e enfrentamento à desinformação sobre o tema. Queremos ampliar a cobertura vacinal com ações integradas para atualizar também a situação de não vacinados, sejam eles alunos ou não”, comenta a articuladora do programa Saúde na Escola na SMS, Sara Volpato Gominho

A checagem das cadernetas para orientação sobre a situação vacinal também faz parte da estratégia. Além da vacina contra Influenza, estarão disponíveis para os estudantes entre 9 e 14 anos os imunizantes contra tétano e HPV e conforme a faixa etária, serão aplicadas doses das vacinas contra febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana) e meningocócica ACWY.

Confira as datas e escolas onde o projeto iniciará, nos meses de maio e junho. A ação acontecerá entre 9h30 e 17h.

27 e 28/ 05 – EBM Herondina Medeiros Zeferino – Ingleses
29 e 30/05 – EBM Maria Conceição Nunes – Rio Vermelho
02 a 04/06 – EBM Darcy Ribeiro – Rio Vermelho
09 a 11/06 – EBM Virgílio dos Reis Várzea – Canasvieiras
16 a 18/06 – EBM Osmar Cunha – Canasvieiras
23 a 25/06 – EBM Intendente Aricomedes da Silva – Cachoeira do Bom Jesus

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa