Nesta quinta-feira, 30, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou a terceira parte da capacitação de atores para a notificação dos casos de trabalho infantil da rede municipal com a utilização do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).
Divididos em três encontros e instruídos pelo Dr. Ismael Córdova, do Centro Educacional D’Paula, os profissionais das áreas da educação, saúde, assistência social e entidades conveniadas puderam trocar experiências e aprimorar conhecimentos sobre como podem chegar à erradicação da prática na Capital.
“Com esses encontros, podemos aprender e trocar ideias e soluções para combater essa situação. Sabemos que é difícil, mas não vamos parar de trabalhar até que toda criança e adolescente esteja segura.” relata a secretária de Assistência Social de Florianópolis, Edenice Fraga.
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
A iniciativa, que propõem ações voltadas para as crianças e adolescentes de 0 a 15 anos completos em situação de violação de direito em decorrência do trabalho infantil e seus familiares, é responsável por coordenar atividades integradas e complementares de enfrentamento a exploração infantojuvenil, por meio do fortalecimento dos serviços socioassistenciais.
O acesso ao programa deve ser feito por meio de encaminhamentos dos Conselhos Tutelares, Organizações não Governamentais, e programas e projetos da rede pública, com o diagnóstico de trabalho infantil devidamente identificado.