Hoje é terça-feira, 16 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALPrefeitura de Florianópolis entrega escola mais rápida do Brasil no Rio Vermelho,...

Prefeitura de Florianópolis entrega escola mais rápida do Brasil no Rio Vermelho, em 42 dias

Neste dia 23 de março, quando a Capital completa 350 anos, a Prefeitura entregou à população uma nova unidade educativa para atender 1.200 estudantes do ensino fundamental. A obra é modular, sustentável e com 50 anos de garantia. Denominada Escola Básica Municipal Darcy Ribeiro está localizada na Rua Luiz Duarte Soares, no bairro Rio Vermelho.

A ordem de serviço foi assinada no dia 9 de fevereiro pelo prefeito Topázio Neto, secretário municipal de Educação, Maurício Fernandes Pereira, e pelo adjunto da Educação, Luciano Formighieri. Prevista inicialmente para ficar pronta em 90 dias, o estabelecimento levou praticamente metade do tempo para ser finalizado, em apenas 42 dias.

O prefeito Topázio Neto destaca que a escola neste modelo consegue ser ainda mais resistente do que uma edificação construída da forma tradicional.

“A escola tem um alto padrão de construção, não é porque é rápida que vai ter menos qualidade. Mantas térmicas e acústicas garantem o conforto das crianças e a certeza e um estudo com excelência. Podemos considerar que, deste porte, é a obra mais rápida feita no país por um órgão público”, completa.

São 3.018 m² de área construída. O estabelecimento tem 18 salas de aula, biblioteca, sala informatizada, laboratório de Ciências e sala multimeios (para atendimento educacional especializado), entre outros setores.

Com a Escola Darcy Ribeiro, o Norte da Ilha passa a contar com 15 unidades educativas municipais do ensino fundamental. Somando as vagas da nova escola, a Prefeitura vai proporciona para a região matrículas de 10.401 estudantes.

O investimento na obra foi de R$ 17 milhões, sob responsabilidade da Metalúrgica Big Farm Ltda, empresa que já possui experiência na construção de edificações do gênero no Brasil. O funcionamento da escola deverá ser iniciado a partir de abril.

Homenagem

Darcy Ribeiro foi um grande educador brasileiro defensor da escola pública, combatente dos métodos tradicionais do ensino e entusiasta da escola integral. Imortal da Academia Brasileira de Letras, fundou a Universidade de Brasília, sendo o primeiro Reitor.

Enquanto Senador da República, foi Relator da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, tamanha sua influência na concepção da norma, que a mesma é conhecida como Lei Darcy Ribeiro.

A decisão do nome da escola foi tomada exatamente no dia em que a morte de Darcy Ribeiro completou 26 anos (17 de fevereiro). A sugestão, dada pelo Secretário Adjunto de Educação, Luciano Formighieri, foi imediatamente aceita pelo prefeito Topázio Neto.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa