Neste dia 23 de março, quando a Capital completa 350 anos, a Prefeitura entregou à população uma nova unidade educativa para atender 1.200 estudantes do ensino fundamental. A obra é modular, sustentável e com 50 anos de garantia. Denominada Escola Básica Municipal Darcy Ribeiro está localizada na Rua Luiz Duarte Soares, no bairro Rio Vermelho.
A ordem de serviço foi assinada no dia 9 de fevereiro pelo prefeito Topázio Neto, secretário municipal de Educação, Maurício Fernandes Pereira, e pelo adjunto da Educação, Luciano Formighieri. Prevista inicialmente para ficar pronta em 90 dias, o estabelecimento levou praticamente metade do tempo para ser finalizado, em apenas 42 dias.
O prefeito Topázio Neto destaca que a escola neste modelo consegue ser ainda mais resistente do que uma edificação construída da forma tradicional.
“A escola tem um alto padrão de construção, não é porque é rápida que vai ter menos qualidade. Mantas térmicas e acústicas garantem o conforto das crianças e a certeza e um estudo com excelência. Podemos considerar que, deste porte, é a obra mais rápida feita no país por um órgão público”, completa.
São 3.018 m² de área construída. O estabelecimento tem 18 salas de aula, biblioteca, sala informatizada, laboratório de Ciências e sala multimeios (para atendimento educacional especializado), entre outros setores.
Com a Escola Darcy Ribeiro, o Norte da Ilha passa a contar com 15 unidades educativas municipais do ensino fundamental. Somando as vagas da nova escola, a Prefeitura vai proporciona para a região matrículas de 10.401 estudantes.
O investimento na obra foi de R$ 17 milhões, sob responsabilidade da Metalúrgica Big Farm Ltda, empresa que já possui experiência na construção de edificações do gênero no Brasil. O funcionamento da escola deverá ser iniciado a partir de abril.
Homenagem
Darcy Ribeiro foi um grande educador brasileiro defensor da escola pública, combatente dos métodos tradicionais do ensino e entusiasta da escola integral. Imortal da Academia Brasileira de Letras, fundou a Universidade de Brasília, sendo o primeiro Reitor.
Enquanto Senador da República, foi Relator da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, tamanha sua influência na concepção da norma, que a mesma é conhecida como Lei Darcy Ribeiro.
A decisão do nome da escola foi tomada exatamente no dia em que a morte de Darcy Ribeiro completou 26 anos (17 de fevereiro). A sugestão, dada pelo Secretário Adjunto de Educação, Luciano Formighieri, foi imediatamente aceita pelo prefeito Topázio Neto.