A Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade instalou circuito de brinquedos criativos em área de lazer entre o Pântano do Sul e Açores. Trata-se de experiência piloto, com equipamentos de menor custo e maior grau de aventura, aponta o secretário Rafael Hahne. Segundo ele, conforme for aprovado pela comunidade, o circuito criativo será replicado em outras praças e áreas livres.
A diretora técnica de Engenharia, Izabel Cristina de Jesus, cuida da manutenção dos mais de 400 espaços disponíveis para lazer, contemplação e atividade física em Florianópolis desde 2018. Há tempo, ela vinha pensando em implantar brinquedos diferentes com materiais de menor custo e com maior interação entre crianças e cuidadores. Até que a empresa contratada para a manutenção, Satélite Construções e Engenharia Ltda, encarou sua “ousadia” e desenvolveu o circuito criativo.
“Vamos manter os playgrounds convencionais cercadinhos, com a maior segurança possível, mas queremos espaços para estimular movimentos mais livres e criativos. Deve interessar às crianças maiores e dispostas a aprender sobre seus limites e possibilidades na interação com o ambiente”, comenta a engenheira.
Circuito criativo
O novo circuito instalado na área de lazer junto ao campo do Pântano do Sul (Ampsul), na Estrada João Belarmino da Silva, 450, reúne sete equipamentos desenvolvidos para a Prefeitura de Florianópolis. São equipamentos em madeira, cordas e metal, que desafiam o percurso, estimulando o desenvolvimento físico, cognitivo e social.
A sequência inclui degraus em madeira, rapel, barra de bombeiro, escalada com corda, cordinhas com metal, cama de gato, barra de equilíbrio, parkour. “Amei a sequência e nem consegui concluí-la: eu os desafiei e eles entraram na onda”, diverte-se Izabel.
Nesse local, também a área de lazer convencional foi revitalizada, observa.
