Hoje é sexta-feira, 13 de setembro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALPrefeitura de Florianópolis intima moradores e determina prazo para regularização sanitária

Prefeitura de Florianópolis intima moradores e determina prazo para regularização sanitária

Todas as ocorrências foram no bairro Rio Vermelho, no Norte da Ilha, onde seis endereços foram vistoriados

A Prefeitura de Florianópolis, por meio das ações da Blitz Sanear, intimou mais três moradores da Capital por irregularidades no sistema de esgoto e determinou novos prazos para correção de problemas. Todas as ocorrências foram no bairro Rio Vermelho, no Norte da Ilha, onde seis endereços foram vistoriados. Na ocasião, a fiscalização atendeu cerca de cinco denúncias e realizou uma ação de retorno.

Na servidão Domingos Tertuliano Nunes, uma denúncia relatou suspeita de descarte de esgoto residencial no bueiro em frente ao imóvel vistoriado. Durante as atividades, o proprietário do imóvel confirmou que as tubulações de tanques e máquinas de lavar roupas contribuem na boca de lobo. A Visa determinou 15 dias para que seja providenciada a ligação das águas servidas no sistema de esgoto da edificação, localizada na servidão Brasiliano Francisco de Barcelo.

A segunda queixa apontou despejo de esgoto em corpo hídrico da região. Durante a vistoria, a tubulação do extravasor do sumidouro pertencente ao imóvel fiscalizado apresentou vazamento e foi lacrada. A Visa ainda estipulou a correção do encanamento das águas da residência dentro de 10 dias.

Uma moradia localizada na rua Tomaz José de Oliveira recebeu o retorno das equipes de saneamento para verificação das atuais condições sanitárias da estrutura. Após a vistoria, a Vigilância Sanitária determinou que seja adicionada uma tampa adequada para a fossa da edificação, lavrando auto de intimação aos responsáveis.

Outras três denúncias foram recebidas. Na servidão Thomazia Rita da Silveira, uma reclamação de descarte esgoto à céu aberto foi levada à equipe. No entanto, o imóvel que deveria ser vistoriado para verificação da queixa estava fechado. A denúncia foi repassada aos integrantes do Trato Pelo Capivari. Na servidão Brasil Natural, foi apontada presença de esgoto chegando em bueiro da via. A intendência do bairro será acionada para efetuar lacre na tubulação. Na última vistoria, na rua Aldo Flores da Cunha, nada foi encontrado.

Floripa Se Liga na Rede

O programa Floripa Se Liga na Rede concluiu mais uma rodada de visitas pré-agendadas às moradias da Capital. Os bairros Capoeiras, na região continental, e as regiões do Saco dos Limões e Costeira do Pirajubaé, na parte insular, receberam as inspeções gratuitas das equipes. Pelo menos 20 residências tiveram suas estruturas de saneamento analisadas, enquanto 15 delas apresentaram algum tipo de irregularidade.

Entre os problemas, figuraram a ausência de caixa de gordura, caixa de gordura sem sifão, conexão parcial com a rede de esgoto sanitário e ausência de conexão com a rede de esgoto sanitário.

O Floripa Se Liga na Rede é um programa de caráter educacional, portanto, não lavra autos de multa ou intimação. Por determinação, são estipulados 30 dias para o conserto de irregularidades consideradas comuns. Para registros de esgoto despejados na rede pluvial, são determinados 15 dias para correção.

As adequações orientadas para ambos os casos ficam sob responsabilidade do proprietário do imóvel. Após o período informado e feitos os ajustes nas estruturas, os responsáveis devem fazer contato com os técnicos novamente para solicitar o retorno e nova avaliação.

A Blitz Sanear e o Floripa Se Liga na Rede são serviços realizados por meio de parceria entre a Prefeitura de Florianópolis e a Casan.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa