A Prefeitura de São José e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina anunciaram parceria para o desenvolvimento dos projetos “Golfinho” e “Bombeiro Mirim”, que objetivam orientar para prevenção de acidentes domésticos, segurança aquática e prevenção contra incêndios. A parceria é coordenada pela Secretaria Municipal de Educação e recebe apoio da Fundação Educacional Municipal de São José.
Os detalhes do projeto Golfinho foram apresentados em reunião na quarta-feira (14) para diretores e representantes de 12 escolas que participarão das atividades. Quinhentos estudantes do 7º ano iniciam as atividades em agosto. Ao todo, serão 10 horas-aula com atividades teóricas e práticas. “Vamos ensinar para as crianças sobre os perigos associados a rios, piscinas e mares; assim como noções básicas de salvamento, como acionar os meios de salvamento e também educação ambiental e cidadania”, detalhou o coordenador do Serviço Voluntário, 2º sargento Douglas Coelho da Silva.
No ano passado, Prefeitura e Corpo de Bombeiros desenvolveram uma proposta-piloto do projeto Golfinho com uma turma de aproximadamente 30 estudantes do Centro Educacional Municipal (CEM) São Luiz, no bairro São Luiz. “Avaliamos que é uma parceria bastante promissora e desde janeiro iniciamos as tratativas para ampliar a proposta. Neste ano, atenderemos 50% dos alunos do 7º ano da rede municipal de ensino com o projeto Golfinho”, ponderou a secretária Municipal de Educação, Maria Helena Krüger.
Outras quatro escolas que atuam com anos finais do Ensino Fundamental serão contempladas com o projeto “Bombeiro Mirim”. Neste primeiro momento, serão 200 alunos participantes de sete turmas. O curso aborda, em 12 horas-aula, temas como: noções de prevenção contra incêndio, primeiros socorros e acidentes de trânsito; educação ambiental; prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas; cuidados de higiene e de prevenção de doenças.
“Nossa proposta é que os estudantes tenham contato regular e organizado com as forças de segurança. No 5º ano, por exemplo, os estudantes têm atividades com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd, da Polícia Militar). No 6º ano, com o Bombeiro Mirim e no 7º com o projeto Golfinho, ambos do Corpo de Bombeiros. Estamos nesse planejamento e estruturação para avançarmos nessa implantação”, detalhou Douglas.
Formação para Professores
Outra parceria firmada com o Corpo de Bombeiros é o curso de formação Brigadista Voluntário para os professores da rede municipal. No ano passado, o treinamento capacitou os profissionais da Educação Infantil da rede municipal de ensino para atendimentos em primeiros socorros e atuação em situação de emergência e neste ano o público-alvo são os professores do Ensino Fundamental.
O treinamento está em conformidade com a Lei Lucas (nº 13.722/2018). No dia 26 de junho, a formação em primeiros socorros totalizará 100% dos professores capacitados. “Pretendemos que, até final do ano, todos os professores recebam também o treinamento de prevenção e combate a incêndio e abandono de edificação, desta forma fazendo com que todos os professores estejam capacitados como Brigadistas Voluntários”, complementou Douglas.