A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, entregou nesta semana o Selo de Inspeção Municipal (SIM) ao Açougue Souza, localizado no bairro Ipiranga. O empreendimento, fundado há seis anos e comandado pelo empresário Leandro Pereira de Souza, é o 29º estabelecimento do município a receber a certificação, que atesta a qualidade e a segurança sanitária de produtos de origem animal.
Para o proprietário, a conquista é motivo de orgulho e também de responsabilidade. “A importância do selo é mostrar ao cliente a procedência e a qualidade dos nossos produtos. É uma garantia para quem compra e uma valorização para quem produz”, afirmou Leandro, que administra o açougue com três funcionários e já planeja ampliar a produção com novos cortes e produtos temperados.
Com o Selo SIM, o empresário está investindo na agregação de valor aos produtos ofertados, com uma sala de produção climatizada a 10º para assegurar o padrão de qualidade. Entre as especialidades oferecidas estão maminha recheada, sobrecoxa recheada, bife à rolê, almôndega, rocambole, kits de hambúrguer, entre outros preparos.
Fiscalização e orientação técnica
O SIM foi criado em 2017 e começou a operar em 2018. Desde então, já certificou quase 30 empreendimentos, enquanto outros quatro estão em processo de registro. O trabalho conta com acompanhamento técnico de médicas veterinárias, que orientam desde o fluxograma de produção, a compra de equipamentos, até o treinamento de colaboradores.
A responsável técnica do Açougue Souza, a médica veterinária, Gabriela Auth, destacou que o selo amplia as possibilidades de comercialização. “Esse selo garante ao consumidor maior segurança de alimentos, pois envolve controle rigoroso de higiene, temperatura, matéria-prima e manipulação. Além disso, abre novas oportunidades de mercado para os empresários locais.” Com ela também trabalha a médica veterinária, Vanessa Pereira Cunha.
A médica veterinária e fiscal do SIM, Claudia Cavalheiro, reforça que a inspeção contempla todos os elos da cadeia produtiva de carnes, pescados, leite, ovos e mel. “O objetivo é assegurar que o consumidor leve para casa produtos de qualidade, com fiscalização desde a origem até a prateleira. Embora seja municipal, o SIM tem validade em toda a Grande Florianópolis.”
Desenvolvimento econômico e segurança alimentar
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Silvinei Vasques, destacou o papel estratégico da certificação. “O SIM garante segurança alimentar aos consumidores e amplia as oportunidades de negócios para os empreendedores locais. É uma ferramenta de fiscalização, mas também de fomento, pois permite que as empresas participem de licitações e conquistem novos mercados com respaldo técnico e credibilidade.”
Ele ressaltou ainda que o programa alia fiscalização e orientação. “Em São José, além da fiscalização, oferecemos assessoria para que os empreendedores consigam se adequar. O selo dá segurança jurídica e valoriza a produção local, fortalecendo nossa economia.”
Serviço:
Endereço: Açougue Souza – Rua Oto Júlio Malina, nº 1.689, Direto do Campo do Ipiranga;
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 20h, e sábados, das 8h às 19h;
Contatos: @acougue—Souza e 048-99610-4986.