spot_img
Hoje é sexta-feira, 4 de julho de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioSEGURANÇAPrefeitura de São José trabalha na segurança da comunidade escolar

Prefeitura de São José trabalha na segurança da comunidade escolar

spot_img

A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Educação, vem trabalhando para ampliar a segurança nas escolas após o ataque a uma creche de Blumenau, que culminou com a morte de quatro de crianças na última quarta-feira (5). A secretária da Educação, Maria Helena Krüger, reforçou nesta quinta-feira (6) a necessidade de identificar a vulnerabilidade das estruturas internas e externas que impactam na segurança das escolas.

Entre as medidas, reforçou o anúncio feito pelo prefeito Orvino Coelho de Ávila, em implementar tecnologia para o acesso aos prédios escolares, investindo em sistemas de monitoramento, bem como mais investimentos nos serviços de segurança e de portaria. “É preciso revisitar o Plano de Segurança que tinha sua  ênfase nas  emergências como incêndios, alagamentos e furtos e promover treinamentos de condutas de segurança para comunidade escolar e das famílias”, observou.

 A secretária destacou a preservação da imagem da escola como um espaço acolhedor, tranquilo , que apesar de todas as medidas de segurança. “A violência não é contra as escolas e sim contra a sociedade. Precisamos entender e ficar atentos que essa violência acontece em vários espaços, acontece em shoppings, dentro de coletivos, em praças, nos locais de trabalho e, infelizmente, acontecem em um espaço nunca imaginado, que é nas nossas escolas.”

 De maneira a fazer frente à onda de violência, Maria Helena defendeu a capacitação dos profissionais com a auto segurança na comunidade escolar. “O treinamento é fundamental para atender as questões de segurança, nós temos nas unidades escolas um universo de crianças diversificadas, temos crianças com deficiências, com espectro autista, e tudo isso exige treinamento para lidar num momento de uma emergência. Tem que ser uma capacitação pensada em preservar a vida, o ser humano”, pontuou.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa