As obras para construção do Centro Educacional Municipal (CEM) e do Centro de Educação Infantil (CEI) José Nitro, no bairro Serraria, avançaram nos últimos dias. Depois dos trabalhos de sondagem de solo, teve início a execução dos serviços de terraplenagem. Máquinas trabalham na correção do solo, que está sendo preparado para receber as fundações do novo complexo escolar.
Construídos lado a lado, o CEM e CEI vão atender juntos cerca de 650 alunos da região. O espaço será equipado também com uma quadra poliesportiva de cerca de 870 m², aberta para a comunidade, além de academia ao ar livre, playground e estacionamento.
“Nosso objetivo é que, já no próximo ano letivo, as crianças do entorno possam ser atendidas em um espaço de qualidade e diferenciado. A educação é uma das prioridades de nosso governo, por isso investimos na construção e reformas de escolas, e ampliação de vagas. Nosso compromisso é atender as famílias, principalmente as mães que necessitam das escolas para deixar seus filhos com segurança”, comenta o prefeito Orvino Coelho de Ávila. “A escola está sendo construída em uma região com grande crescimento populacional, o que demanda a necessidade de ampliação de vagas escolares”, observa a secretária municipal da Educação, Cláudia Macário.
A construção deve iniciar já nos próximos dias, com previsão de conclusão de 7 meses e com investimento de cerca de R$ 22,4 milhões.
A estrutura
Com a obra, o número de salas será ampliado, aumentando de 157 para 330 as vagas no CEM, e de 76 para 320 vagas no CEI.
Em uma área construída de 1.775 m², o CEI José Nitro contará com 12 ambientes pedagógicos, sendo nove salas para atendimento, bem como salas multiuso, Atendimento Educacional Especializado (AEE), refeitório, sala de professores e direção. No CEM José Nitro, a estrutura de 1.793, 11m² comportará 9 salas de aulas, além de refeitório, sala multiuso, laboratório de informática, sala de hora-atividade e sala de professores.