O antigo prédio que abrigava o Aeroporto Internacional Hercílio Luz vai se transformar no primeiro Hospital Municipal da Capital, o Hospital Dia de Florianópolis. A parceria com a concessionária do aeroporto para instalação do complexo, que também vai abrigar outras estruturas, vai ser assinada nesta terça-feira, 13h30.
O prefeito Topázio Neto espera abrir o Hospital até final deste ano e planeja atender milhares de pacientes com procedimentos cirúrgicos de baixa e média complexidade. “A estrutura vem para ajudar a desafogar hospitais estaduais. Os pacientes serão encaminhados dos nossos Centros de Saúde ou UPAs. A ideia é fazer o procedimento, ficar em observação por algumas horas e já ganhar alta no mesmo dia”, explicou o prefeito.
Além do Hospital Dia, o complexo também vai receber o primeiro Centro de Atenção Psicossocial 24 horas. De acordo com a Secretária de Saúde de Florianópolis, Cristina Pauluci, haverá estrutura para internações para pacientes com transtorno mental. “Há um crescimento muito grande de pacientes com transtornos mentais, ainda mais depois da pandemia por COVID. Atualmente, não temos nenhum local para internação na cidade. Estamos preparando melhor Florianópolis para atender às novas demandas”, disse.
Também no espaço será instalado um centro de apoio e cuidado à mulher vítima de violência que contará com a parceria da Delegacia da Mulher. A ideia é que todo o ciclo da denúncia até o cuidado com a segurança, saúde e psicológico da mulher possa acontecer no mesmo espaço. “Diferente do que acontece em muitas casos, quando a mulher já fragilizada precisa ir na delegacia fazer a denúncia, depois se desloca para exame de corpo de delito, depois vai em outro espaço para atendimento psicológico e social; queremos simplificar e facilitar o acolhimento”, finalizou o prefeito Topázio Neto.