Hoje é sexta-feira, 14 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioADRIANO RIBEIROPresságio pode ajudar a mover as placas tectônicas da política na Capital

Presságio pode ajudar a mover as placas tectônicas da política na Capital

Operação que culminou com a prisão de quatro pessoas nesta quarta (29), entre elas o ex-secretário de Turismo da Capital, Ed Pereira (União Brasil) vem bem num momento de esfriamento das relações entre o ex-prefeito Gean e o prefeito Topázio que cada dia mais se aproxima do governador Jorginho. Veja ainda sobre o apoio do deputado federal Zé Trovão (PL) à pré-candidata Adeliana em São José

A Presságio sacudiu ainda mais o xadrez

Essa segunda fase da Operação Presságio, que prendeu quatro pessoas nesta quarta (29) entre elas o ex-secretário de Turismo da Capital, Ed Pereira, tem poder de mexer com as placa tectônicas da política florianopolitana. À margem do que investigam os policiais e a Justiça, o campo político já estava bagunçado e poderá ficar ainda mais.

Ed pertence ao grupo político do ex-prefeito Gean Loureiro, do União Brasil. Foi seu secretário e tem sua imagem vinculado à do ex-prefeito. Na última eleição foi candidato a deputado federal e fez 43.396, restando como suplente da sigla. Antes das investigações da Presságio era, inclusive, tratado como um virtual nome do partido para compor como vice na chapa de reeleição do prefeito Topázio Neto.

Coincidência ou não, a operação, com prisões durante o desenrolar do inquérito que ainda nem chegou ao seu fim, acontece bem num momento de turbulência entre o criador (Gean) e a criatura (Topázio). Desde que voltou do intercambio na Austrália – após as eleições onde disputou o Governo do Estado – Gean vem reclamando da falta de atenção e espaços do governo Topázio. O momento é de uma possível ruptura.

Topázio nos braços de Jorginho

Ao passo que se afasta do ex-prefeito Gean, o prefeito Topázio Neto cai mais nas graças do governador Jorginho Mello. Desde a virada do ano, o namoro só aquece. Agora, diria que está no noivado a um passo do casório, que deverá ocorrer nas convenções até o início de agosto, quando o PL de Jorginho indicará o vice na chapa de Topázio.

Um casamento construído com bases sólidas, que, inclusive, fala-se nos bastidores, deverá evoluir pós eleições – obviamente que em caso de vitória do novo grupo político – com a migração do prefeito Topázio para o PL. Seria uma espécie de comunhão universal de partido político, fundindo Jorginho e Topázio e um só partido.

Agendas conjuntas

A senha de que é tudo mil maravilhas com o novo grupo político que comanda a Capital é dada todo dia, com a agenda quase única, entre Jorginho e o prefeito Topázio. Nesta semana, o Governo do Estado fez uma série de entregas de melhorias nos hospitais da Capital, por conta da desincompatibilização da secretária de Saúde, Carmen Zanotto, que vai disputar a prefeitura de Lages. Topázio participou dos atos.

No próximo dia primeiro de junho, a prefeitura estará entregando o Hospital no Sul da Ilha, no antigo Aeroporto, com certeza com a presença do governador, que, inclusive colocou dinheiro no novo equipamento.

Mas, a parceria não se restringe somente a agendas unidas. O Governo do Estado está sendo o principal fiador do governo Topázio, azulando as contas vermelhas e não deixando que obras estruturantes parem. É por isso que disse anteriormente: as bases da união são muito sólidas.  

Prefeito Topázio na inauguração da nova sala de espera e abre mais leitos no Hospital Infantil Joana de Gusmão

Ciúmes

Mas, simbolicamente, nenhuma imagem causou mais ciúmes em seus atuais e futuros adversários do que o vídeo da épica puxada de rede de tainhas no Racho do Saragaço, na Barra da Lagoa. O ‘lanço’ veio abarrotado, com mais de 15 mil peixes. Ter-se-ia sido um “presságio” do resultado das urnas em outubro?

Governador Jorginho e prefeito Topázio juntos foram puxar rede

Gean escanteado

É nesse contexto político que a segunda fase da Operação Presságio acordou Florianópolis nesta quarta (29). Ao passo que um novo eixo dominante da política se forma entre Topázio e o PL, o ex-prefeito Gean lambe as feridas e estuda novos caminhos. Muito se fala nos bastidores de um aval ao União Brasil para apoiar a candidatura do ex-senador Dário Berger (PSDB). Mas, de fato, só lucubrações. O fato é que Gean está escanteado do atual governo Municipal e não tem acesso no governo Jorginho.  Junho será um mês interessante para quem gosta de desdobramentos políticos.

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

Zé Trovão em São José

O deputado federal Zé Trovão (PL) esteve nesta terça-feira em São José para anunciar a destinação de R$ 285 mil para a aquisição de uma van e R$ 500 mil para a compra de uma ambulância para o Corpo de Bombeiros. Na foto o deputado federal com o comandante dos bombeiros, a ex-prefeito Adeliana Dal Pont (PL), o vereador Cidade (PL) e demais lideranças.

Zé Trovão entregando recursos para os bombeiros de São José

Sorridente

Chama a atenção na foto acima com o deputado Zé Trovão, a presença, entre os bolsonaristas do PL, da suplente de vereadora do PSD Gilmara Bastos, que é ex-secretaria de Esporte de São José. Gilmara, que pertence a base do prefeito Orvino aparece sorridente entre os liberais e parece bem a vontade ao lado da ex-prefeito Adeliana, adversária de Orvino neste ano eleitoral.

Convidada

À esse colunista Gilmara disse que foi convidada para o ato pelo comandante dos bombeiros. Ela explicou que acompanhou o pedido dos recursos que agora estão sendo destinados e em Brasília, apenas o deputado Zé Trovão se dispôs a ajudar, como, de fato, está fazendo. “Eu estive em Brasília visitando alguns gabinetes e o ofício para o pedido da ambulância para os bombeiros ele foi quem nos respondeu e atendeu. Por isso o comando do bombeiro me convidou para estar presente. Eu fui convidada pelo comando dos bombeiros”, explica Gilmara.

Adeliana ganha apoio

Em São José o deputado Zé Trovão aproveitou e também levou seu apoio à pré-candidata a prefeita pelo PL, a ex-prefeita Adeliana Dal Pont. Ele gravou um vídeo e disse que é uma missão ajudá-la na eleição para visar o fortalecimento da base com vistas a 2026. Ele também criticou políticos, que, a exemplo do prefeito Orvino Coelho de Ávila, se dizem bolsonaristas. “Não adianta o cara, dizer que é bolsonarista. Não adianta a pessoa dizer que é Bolsonaro, porque é de direita, porque é patriota. Não adianta! Quem é do 22 está com o Bolsonaro. Que é de outro partido pode estar com Bolsonaro se estiver junto na nossa chapa. Não inventa conversa fiada porque em São José não vai colar”, disse o deputado.

Veja o vídeo: https://www.instagram.com/reel/C7jbL0ysuSB/?igsh=MW05bzB0bjM1ZnQ2Ng==

Deputado Zé Trovão ao lado de Adeliana

Juliano Campos fortalece sua pré-campanha

No sábado (25), o pré-candidato à prefeitura de Governador Celso Ramos, Juliano Campos (PSD), reuniu cerca de 500 pessoas em Ganchos do Meio. Entre os presentes estavam líderes comunitários, políticos de vários partidos (PSDB, PSB e União Brasil), pré-candidatos a vereador, vereadores, ex-vereadores, o ex-prefeito Neri Azevedo, além de membros do setor empresarial. Campos aproveitou a ocasião para apresentar seu histórico de trabalho como prefeito e suas ideias para o desenvolvimento da cidade. “O potencial de nossa cidade é enorme, e juntos, vamos transformá-la,” afirmou Campos.

Reunião política em Governador Celso Ramos

O evento fortaleceu alianças, sinalizando uma campanha promissora. Comentários dão conta que o entusiasmo e apoio dos presentes era tanto que despertou o interesse de possíveis vices para compor a chapa majoritária com Campos.

Ellen Prim, esposa do pré-candidato

Hospital no Norte da Ilha

O vereador Afrânio Boppré (PSOL) apresentou, na segunda-feira (27), uma emenda na Câmara Municipal para que sejam incluídos, na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), recursos visando a realização de estudos e projetos no sentido da implementação do Hospital do Norte da Ilha.

A região é uma das mais desenvolvidas de Florianópolis, no entanto, seus moradores ainda sofrem com carência de infraestruturas, dentre elas no setor de saúde. O Hospital no Norte da Ilha é uma demanda antiga da população. A região conta, de acordo com o censo do IBGE, com 112 mil moradores.

“O equipamento é fundamental para garantir o pleno direito à saúde de todas as pessoas que moram, vivem e trabalham naquela parte da Cidade, além de desafogar a já precária estrutura de saúde do Centro”, justifica Afrânio.

Vereador quer recursos para instalação de novo equipamento de Saúde na Lei de Diretrizes Orçamentárias

Lela recebe apoio do PV

O pré-candidato a prefeito de Florianópolis pelo PT, Vanderlei Farias, o Lela, recebeu apoio do Partido Verde para a disputa na Capital. Em encontro no último final de semana, o PV reforçou que Lela é a melhor opção para liderar uma frente democrática e popular na Capital.

Além do apoio à disputa majoritária, o PV apresentou os seus nomes para a disputa de cadeiras na Câmara Municipal. Por estarem na mesma federação, PT, PV e PCdoB disputarão vagas na Câmara na mesma chapa. Devem disputar pelo partido o fisioterapeuta Jean Ramos e a empreendedora Cris Tizoco. Nas eleições de 2012, Jean concorreu pelo PT e ficou como primeiro suplente.

Recentemente o PCdoB também declarou seu apoio à candidatura de Lela.

Pré-candidato do PT com as lideranças do PV da Capital

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa