Os Agentes Comunitários de Segurança deram início às atividades voluntárias neste sábado (20), em Florianópolis. As turmas foram recebidas na base da Guarda Municipal para orientações gerais antes de entrarem em ação nas ruas da capital. Neste final de semana, 100 voluntários se inscreveram na escala de serviço para cada dia.
Durante a manhã, fiscais de Serviços Públicos e Guardas Municipais tiveram o suporte dos voluntários em fiscalizações em praias no norte da ilha, como Ingleses, Santinho, Jurerê e Canasvieiras. Foram apreendidos artigos de praia, como óculos, chapéus, bolsas e outros materiais que estavam sendo comercializados irregularmente – totalizando 148 unidades apreendidas somente nos Ingleses.
Além de auxiliarem na checagem de alvarás, os voluntários reforçaram as orientações aos banhistas sobre a proibição de uso de caixa de som e a presença de animais nas praias.
No período da noite, as equipes voluntárias também deram suporte com informações ao público no Desfile de Natal, na Beira-mar Norte. Eles também ajudaram a GMF no controle de trânsito e liberação das vias afetadas pelo evento. Eles marcaram presença, ainda, em alguns balneários na região Leste da ilha.
Os Agentes Comunitários estão vinculados à Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública e podem desenvolver suas atividades de acordo com escalas divulgadas pela administração municipal, as quais são definidas levando em conta a disponibilidade informada pelos voluntários.
“Fico muito feliz de ver nossos voluntários nas ruas, fortalecendo nossas fiscalizações e em contato direto com a comunidade, trabalhando pela segurança e a organização da cidade. É um reforço valioso não apenas nessa temporada de verão, mas será durante o ano de 2026”, afirma a vice-prefeita e secretária de Segurança e Ordem Pública, Maryanne Mattos.










