O Procon de São José, vinculado à Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito do Município, vem intensificando as fiscalizações nos estabelecimentos comerciais. Nessa semana, foram fiscalizados sete estabelecimentos.
Durante a ação, foram identificadas várias infrações, sendo a falta do Código de Defesa do Consumidor uma das mais destacadas. Além disso, foram encontrados muitos produtos sem etiquetas de preço e diferenças nas notas fiscais, principalmente em produtos alimentícios, como molhos e chás. “Essa falta de informação e transparência prejudica os consumidores”, lembra César Vieira, diretor do órgão.
O dado positivo é que a equipe de fiscalização não encontrou produtos com a data de validade vencida. “O produto vencido, mesmo não alimentício, pode causar sérios problemas de saúde como intoxicação, além da qualidade duvidosa do resultado final ao que se refere. Então o consumidor corre o risco de pagar caro por um produto nocivo ou de qualidade reduzida. Por isso, é importante a população ficar atenta e nos procurar nesses casos”, alerta Vieira.
As empresas foram notificadas e orientadas a regularizar a situação de imediato. “Vamos estar fazendo fiscalizações constantes, com testes de qualidade, checando notas fiscais para verificar a precificação. Tudo isso para trazer uma maior segurança ao nosso consumidor”, ressalta o diretor.
O Procon orienta o consumidor a denunciar possíveis irregularidades, por meio do telefone (48) 3288 4393.