Hoje é sexta-feira, 12 de abril de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioECONOMIAProcon de São José notifica agência bancária após golpe ‘chupa-cabra’

Procon de São José notifica agência bancária após golpe ‘chupa-cabra’

Banco tem dez dias para manifestar medidas de segurança contra a ocorrência

O Procon de São José notificou duas agências da Caixa Econômica Federal na última semana (15), após receber denúncia de instalação indevida, feita por criminosos que inserem peças de metal nos caixas eletrônicos, retendo o dinheiro depositado, caracterizando o golpe do “chupa-cabra”.

De acordo com o órgão fiscalizador, o fornecedor tem um prazo de dez dias para se manifestar sobre a denúncia, informando as medidas adotadas para corrigir o problema e prevenir recorrências. Devem também esclarecer se houve reparação patrimonial para consumidores afetados, garantir o pleno funcionamento dos caixas eletrônicos, informar os dias e horários de operação, bem como o número de funcionários disponíveis. 

A diretora do Procon Clarice Fátima da Costa destacou a importância da resposta dentro do prazo estipulado, com transparência e solução rápida, para assegurar os direitos dos usuários bancários em São José.

O que é o golpe ‘chupa-cabra’ registrado em São José

Uma modalidade de golpe em caixas eletrônicos conhecida como “chupa-cabra” chamou atenção em São José após uma ocorrência em 12 de janeiro. Na ocasião, a Guarda Municipal foi acionada quando quatro pessoas entraram em uma agência da Caixa Econômica Federal em atitude suspeita. A ação acabou identificando a tentativa de golpe em quatro caixas eletrônicos na cidade.

No local, os guardas constataram que não havia nada de anormal nos caixas eletrônicos, mas identificaram que se tratava do golpe “chupa-cabra”, que acontece com frequência quando há muitos turistas, como no caso do Carnaval. Nesta modalidade de golpe, os golpistas encaixam uma peça extra na saída do caixa eletrônico que retém o dinheiro depositado em envelopes, de forma que não é possível retirá-lo.  

Em seguida, no mesmo dia, os guardas se deslocaram para outra agência e encontraram mais dois dispositivos que impedem a conclusão do depósito. No local, a Guarda conseguiu evitar que uma vítima caísse no golpe. A verificação foi feita em outras agências, e foram encontrados mais caixas com dispositivos de retenção de envelopes.

A Comandante da Guarda Municipal de São José, Ane Warmling, deu dicas para quem utiliza os caixas eletrônicos. “É preciso ter cuidado ao usar as agências, não empreste seu cartão ou sua senha para ninguém, observe se há alguma peça se movendo  nos caixas eletrônicos, geralmente eles são diferentes dos outros caixas e apresentam alguma peça solta, algum fio de nylon aparecendo.” 

A Guarda Municipal está atenta para denúncias envolvendo golpes no município através do contato 153.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa