Hoje é sábado, 7 de setembro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioECONOMIAPrograma de Parcelamento Incentivado de São José é prorrogado até o dia...

Programa de Parcelamento Incentivado de São José é prorrogado até o dia 20 de dezembro

Decreto ampliando o prazo do PPI foi assinado pelo prefeito Orvino na tarde desta segunda-feira

O prefeito Orvino Coelho de Ávila decretou nesta segunda-feira (11) a prorrogação do prazo de encerramento do Programa de Parcelamento Incentivado (PPI), lançado em setembro de ano, que busca auxiliar o contribuinte a quitar os débitos tributários, vencidos até 31 de dezembro de 2022. O prazo anterior estava previsto encerrar nesta terça-feira (12), mas para dar oportunidade aos cidadãos regularizarem as dúvidas tributárias, com redução de juros, o prazo foi estendido.

“Com o Programa de Parcelamento de Dívidas, oferecemos a oportunidade para que empresas e munícipes regularizem suas pendências de maneira acessível e justa”, afirma o prefeito. O PPI concede descontos que podem chegar a 100%, de acordo com a forma de pagamento desejada. O PPI foi lançado com o objetivo de viabilizar a liquidação de débitos tributários da Fazenda municipal, com passivos vencidos até 31 de dezembro de 2022. Os descontos variam de acordo com o tipo de parcelamento que o contribuinte fará.

Ao optar por sanar a dívida em pagamento de parcela única, o contribuinte poderá ter um desconto de 100% em juros e multa. Para aqueles que optarem por parcelar o pagamento, a redução será de 90% para até 3 parcelas, 80% para até 12 parcelas, 70% para até 24 parcelas e 60% para até 36 parcelas.

Para o secretário da Receita, Constâncio Neto Krumel, o PPI surgiu em bora hora, com a chegada do fim de ano e consequentemente, o 13º salário, oportunizando a regularização dos débitos e movimentação na economia josefense. “A adesão ao PPI é uma chance única para aqueles que desejam quitar suas dívidas com descontos e condições facilitadas”.

Além dos descontos oferecidos, o cidadão em débito tem a oportunidade de tirar o seu nome do setor de dívida ativa da Prefeitura de São José. Alguns exemplos de débitos que constam são: Imposto Predial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços (ISS), Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), Taxa do Lixo Domiciliar e de Saúde, entre outras pendências com a Administração direta e indireta.

Procura pela regularização:

Nesta segunda-feira, o térreo da Prefeitura de São José foi tomado por uma fila de contribuintes, interessados no PPI. O josefense Fábio da Silveira, acompanhado da filha pequena e da sogra Rosemari compareceu ao setor de parcelamento, para quitar em cota única os débitos tributários e ter acesso ao desconto de 100% de juros nas parcelas.

“Nunca vi em nenhum ano anterior a Prefeitura dar um abatimento como esse, foi por isso que decidi aderir ao PPI. É uma oportunidade excelente para as pessoas que já estão há algum tempo tentando resolver isso, e também para a Prefeitura, que precisar repor esta quantia de volta para o município”, afirma Fábio.

Como participar:

As parcelas são fixas, mensais e sucessivas, com a primeira vencendo 15 dias após a adesão. Para quem preferir pagar de uma vez só, há um prazo de 30 dias. Caso o vencimento caia em feriado, o pagamento poderá ser feito no próximo dia útil. O valor mínimo de cada parcela será R$ 72,00, conforme determinado na Lei Complementar nº 21/2005.

A adesão ao Programa de Parcelamento Incentivado pode ser realizada pela internet, no link (https://saojose.atende.net/autoatendimento ).

A equipe técnica da prefeitura disponibilizou um vídeo tutorial no Youtube (https://youtu.be/E3YvG8nkTLA?si=eN8nMY-0U_Kz9-Jo ) e um canal de atendimento pelo número de WhatsApp (48) 9 8814-1815, a Central de Atendimento ao Cidadão, para auxiliar os munícipes no processo de adesão ao PPI. Além disso, é possível tirar dúvidas no link (https://forms.gle/L8nRyPawUgr5TaGV7 ).

Atraso:

Em caso de atraso, o contribuinte poderá solicitar novas guias com os acréscimos legais. O não pagamento de três parcelas consecutivas ou alternadas resultará na perda dos benefícios do programa. Mesmo com um parcelamento ativo, é possível cancelá-lo e aderir aos benefícios do novo programa, desde que os tributos sejam atualizados até a data da assinatura do termo de adesão.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa