Na quinta-feira (23), a Fundação Educacional Municipal (Fundesj) realizou a formação do módulo 2 do Programa de Apoio e Capacitação das Associação de Pais e Professores (APPS) de São José. Participam do programa os membros das APPs das unidades educativas da rede municipal.
Neste módulo, o professor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Rodrigo Mioto, coordenou a atividade, que teve como foco na documentação legal das APPs. “A Associação de Pais e Professores é uma instituição que é altamente regrada juridicamente. Tem uma série de questões técnicas, jurídicas, de atribuição, de competência. E quem está, muitas vezes, na linha de frente da APP não tem a formação específica para isso”, detalhou Mioto.
A APP consiste em uma instituição auxiliar à escola e que tem por finalidade colaborar no aperfeiçoamento do processo educacional, na assistência e na integração família-escola-comunidade. As APPs também auxiliam na decisão da aplicação dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).
Para o professor Anderson Simas Frurtuoso, presidente da APP do Centro de Educação Infantil (CEI) São Francisco de Assis, o programa é importante para eficiência da gestão democrática. “Muitas vezes assumimos essa função para ajudar a unidade educativa, mas não temos todo o conhecimento. Então, essa formação nos dá respaldo legal para contribuir com a boa gestão dos recursos, tanto próprios quando o do PDDE”.
O programa de capacitação compreende três módulos. No primeiro, o foco foi sobre o papel e os objetivos das Apps, ministrado pelo Senac; e o último, será sobre gestão contábil e financeira, que será conduzido por profissionais de um escritório contábil.