O ambiente circense invadiu as atividades do grupo G5 no Centro de Educação Infantil (CEI) Nossa Senhora das Graças, localizado no bairro Bela Vista, durante o ano letivo. Com o projeto “Circo é Alegria”, as professoras Janete Olguins, Eduarda Menezes e Fabiana Coutinho promoveram com as crianças apresentações teatrais, brincadeiras e práticas pedagógicas associadas ao tema.
“Aprendemos a dar cambalhotas, estrelas, cantar, dançar e nos divertir! Além do exercício da criatividade, o grupo praticou a socialização, melhorou a desenvoltura e a capacidade de comunicação. Eles superaram a timidez e desenvolveram o senso de equilíbrio. As vivências foram grandes aliadas no desenvolvimento da capacidade motora e cognitiva das crianças. Exploramos diferentes elementos com a turma, como a história do circo, personagens, funções, linguagem corporal e fala”, detalhou a professora Janete Olguins.
O encerramento do ciclo na Educação Infantil foi marcado por uma noite de apresentação no CEI, quando os pequenos artistas circenses do G5 brilharam apresentando o espetáculo para familiares e profissionais de educação. “Bailarinas, palhaços, malabaristas, equilibristas, contorcionistas e praticantes de ginástica rítmica trouxeram alegria, harmonia e graça ao palco. Vão deixar saudades”, disse a diretora Gabriela Subtil. No próximo ano, a turma inicia no Ensino Fundamental em outra unidade de ensino.