Levar a música instrumental autoral para os mais diversos públicos e de forma gratuita. Este é o objetivo do projeto “Melodias do Saber: Reavivando Memórias”, que leva os shows do duo Iva Giracca (violino) e Roger Corrêa (acordeon) para quatro espaços de Florianópolis, com acessibilidade arquitetônica e intérprete libras. A primeira apresentação acontece nesta segunda-feira, às 10h30, como parte do projeto Educando com Música, da Orquestra Camerata Florianópolis (R. Joe Collaço, 708 – Santa Mônica).
Abertos ao público, os shows acontecem ainda na Igreja São João Batista, na Agronômica, quinta-feira (29), às 19h30; no Asilo Irmão Joaquim (Av. Mauro Ramos, 901 – Centro), sexta-feira, às 15h30; e no Espaço Cultural Wagner Segura (Av. Dep. Protógenes Vieira, 11- Santa Mônica). A proposta é executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.
A ideia de realizar quatro apresentações em locais diversos e acessíveis visa contemplar públicos de diferentes perfis e contextos, contribuindo para a descentralização do acesso à cultura e para a democratização do contato com a música instrumental. Cada local foi escolhido por seu potencial de ampliar o impacto social do projeto, promovendo a aproximação da música com comunidades específicas, como idosos, estudantes e frequentadores de eventos comunitários.
A ação também fortalece o cenário artístico de Florianópolis, valorizando a cultura e promovendo a música instrumental, ao mostrar a relevância do violino e do acordeon em um contexto contemporâneo e autoral. O repertório original de Iva Giracca e Roger Corrêa, incentiva a apreciação e o conhecimento da música instrumental brasileira, aproximando o público de uma prática artística que vai além do entretenimento e enriquece o imaginário cultural da comunidade.