O taekwondo está transformando a vidas de jovens em Rio Rufino, pequeno município da Serra Catarinense. Através de um projeto social esportivo, gratuito, eles estão aprendendo a prática esportiva e já começam competir. No domingo (4) eles participaram do Campeonato Catarinense de Taekwondo, disputado em Jaraguá do Sul. Um total de 18 alunos competiram e trouxeram para Rio Rufino 15 medalhas (7 de ouro, 6 de prata e duas de bronze).
Adriana Maciel que é idealizadora e coordenadora do projeto comemorou o resultado e ressalta fatos como este para consolidar a iniciativa que já conta com 42 alunos que recebem aulas do professor e mestre Adonai, de Lages, que as ministra de forma voluntária. Para ministrar as aulas gratuitamente o professor Adonai viaja de Lages toda semana, uma distância de 70 quilômetros.
A coordenadora explica que o projeto é 100% voluntário e conta com apoio da comunidade para sobreviver. “Nosso trabalho sobrevive com apoio de comerciante local e pais. Atendemos de forma gratuita com as aulas de Taekwondo e oferecemos lanche uma vez por semana”, explica Adriana.
O projeto teve início na comunidade do Divino Espírito Santo, no interior de Rio Rufino e hoje tem mais um polo na praça, na região central da cidade.
Ano passado os alunos do projeto participaram do primeiro Campeonato Estadual, que foi disputado em Chapecó. Nesta disputa participaram 8 alunos que ganharam seis medalhas