As mudanças emergentes enfrentadas pela humanidade começam pelo prato. A nutrição por meio de alimentos produzidos sem veneno não apenas garante a saúde das pessoas, como reverbera positivamente na vitalidade do Planeta.
Um dos principais pilares de atuação do Centro Cultural Veras, a alimentação sem agrotóxico fortalece o trabalho da rede de pequenos agricultores da região Sul do país, que pautam o cultivo em sincronia com as estações do ano e respeito ao solo que acolhe a todos com base em soluções da economia solidária e regenerativa.
Neste sábado, 19 de agosto, será a inauguração da Quitanda do Veras, abastecida semanalmente por alimentos ofertados pela Terra como arroz, feijão, lentilha, farinhas e outros tantos cereais e leguminosas. O local vai funcionar de terça a sábado, das 10h às 19h.
“A Quitanda do Veras foi sonhada antes mesmo de o Centro Cultural existir. Trata-se de modalidades sustentáveis para distribuir alimentos orgânicos, repassados ao público do Centro Cultural pelo preço do produtor, ao qual será adicionada uma taxa fixa de manutenção do projeto. Com isso, à Quitanda do Veras cabe o fortalecimento de redes de agricultores familiares e aproximação da comunidade interessada em alimentação orgânica e acessível”, explica o idealizador do Veras, Josué Mattos.
A Quitanda do Veras é uma iniciativa de autogestão regida por uma associação sem fins lucrativos, e não se configura como um supermercado. O programa buscou inspiração nas iniciativas realizadas em diferentes partes do mundo, a exemplo de práticas como o Instituto Baru, o Instituto Chão e o Instituto Feira Livre – incentivadores da Quitanda. “Queremos tornar a comida sem veneno um assunto cultural, educacional e ético”, reforça Mattos.
SERVIÇO
Inauguração Quitanda do Veras
Quando 19 de agosto
Horário de funcionamento – de terça a sábado, das 10h às 19h
Onde Centro Cultural Veras
Endereço R. Vera Linhares de Andrade, 2064 – Córrego Grande, Florianópolis – SC, 88034-700
Lista de Transmissão https://chat.whatsapp.com/Ieysf5rNljk0tw8gTScD4r