Hoje é quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALRedobre os cuidados com a saúde dos olhos no verão

Redobre os cuidados com a saúde dos olhos no verão

Exposição constante ao sol pode causar o surgimento ou agravar diversas doenças oculares, como alergias, conjuntivite e ceratite. Medidas simples previnem e protegem a visão

Publicidadespot_img

Dias mais longos, temperaturas altas, momentos de lazer ao ar livre. O verão é uma delícia, não? Mas hábitos saudáveis são essenciais para evitar problemas de saúde nesta estação. O período mais quente do ano requer cuidados diários para garantir maior bem-estar e aproveitar este período sem complicações, principalmente com a saúde dos olhos.

A Sociedade Catarinense de Oftalmologia alerta que nesta época é maior a incidência de alergias e irritações oculares, por conta do aumento da exposição solar. Também é no verão que vírus, fungos e bactérias são mais frequentes em ambientes fechados e úmidos, favorecendo a manifestação de doenças dos olhos, como a conjuntivite, ceratite – que é uma inflamação da córnea.

O presidente da entidade, médico oftalmologista Ayrton Ramos, explica que, a longo prazo, os raios ultravioleta podem antecipar o surgimento da catarata – que é a perda da transparência do cristalino, provocando o embaçamento da visão – e a degeneração macular, quando a pessoa perde a capacidade de foco da visão central.

Outra doença que também pode estar associada à exposição constante ao sol é o  pterígio que é o crescimento anormal de uma membrana que cobre a córnea, provocando desconforto e levando a coceira frequente e às vezes até alteração do grau do óculos e diminuição da visão.

Como cuidar dos olhos no verão

De acordo com Ramos, medidas simples podem evitar problemas oculares, como por exemplo, o uso de óculos escuros com proteção UV. Eles protegem contra os raios ultravioletas. Utilizar viseiras e bonés evita os problemas causados pelo excesso de exposição ao sol. Também é essencial a higienização constante das mãos e do rosto.

Para quem usa lentes de contato, o médico oftalmologista recomenda que os cuidados devem ser redobrados. As lentes podem facilitar a ocorrência de infecções oculares, por isso, a higienização deve ser feita da forma correta e frequente. Não devem ser utilizadas para nadar, seja em piscinas, rios ou mar, diz o oftalmologista.

O uso de protetor solar e alguns tipos de maquiagem também podem causar irritação nos olhos. Em caso de contato, a orientação é evitar coçar os olhos e fazer compressas frias para aliviar a irritação no local. Se o incômodo persistir, a recomendação é consultar um médico oftalmologista.

Importante é sempre evitar a automedicação!

Texto: Francelise Martini para Casa de la Gracia Comunica

ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa