O Centro de Saúde Santinho será reinaugurado na próxima segunda-feira, 22 de setembro, após uma reforma que trará reorganização dos ambientes, mais conforto para usuários e profissionais, além da ampliação da oferta de serviços. A cerimônia de entrega está agendada para às 9h, na Estrada dom João Becker – 862 e contará com a presença de autoridades municipais.
A unidade passou por um processo de ampliação, de 212,21m² para 472,64m² e entre as melhorias estruturais destaca-se o aumento do número de consultórios de 5 para 7, incluindo dois com sanitários – um deles acessível. A unidade também ganhou uma nova sala de procedimentos, além da ampliação das salas de curativos e imunização.
A farmácia foi ampliada e agora conta com dois guichês, área de espera própria e maior capacidade de atendimento. Também foram criadas quatro áreas de espera setorizadas, com 32 lugares no total, incluindo assentos adaptados para pessoas obesas e PCR. O projeto trouxe ainda novas recepções — uma geral e outra em formato “ilhas” com três guichês, num modelo que reduz o tempo de espera e facilita o direcionamento rápido dos pacientes.
“Florianópolis é referência pública e estamos melhorando ainda mais. Essa ampliação é essencial e foi muito aguardada pela comunidade, principalmente porque é uma das regiões da cidade que mais crescem na cidade, e os serviços públicos precisam acompanhar esse crescimento. Seguimos avançando”, afirmou o Prefeito Topázio Neto.
Os sanitários foram modificados e agora a unidade dispõe de dois banheiros públicos acessíveis, além dos exclusivos para funcionários. Todas as intervenções foram executadas em conformidade com as normas da Vigilância Sanitária (Visa) e do Corpo de Bombeiros, garantindo segurança e funcionalidade para os usuários.
“Essa obra representa um ganho importante para a comunidade, pois amplia a capacidade de atendimento, além de garantir conforto e trazer a acessibilidade em todos os espaços. É um investimento que valoriza a saúde pública e aproxima ainda mais os serviços da população”, destaca o secretário de Saúde, Amir Gentil.
A reforma durou cerca de um ano e dois meses e durante o período, os usuários foram realocados para outras unidades, como a do bairro Ingleses. O centro de saúde voltará ao atendimento usual na própria segunda-feira, logo após a cerimônia de entrega.