O chefe de Gabinete do prefeito Topázio Neto e seu fiel escudeiro, Fábio Botelho, tem data certa para ‘startar’ oficialmente sua pré-campanha para deputado estadual: dia 7 de outubro. Esse dia é simbólico pois marcará a filiação de Botelho ao Podemos, partido ao qual pretende concorrer em 2026.
A assessoria de Botelho já projeta a realização de um grande evento no auditório principal do Lira, no centro da Capital, para marcar o ato de filiação que deverá contar com lideranças do partido de nível estadual e nacional. A data escolhida para o evento é próxima da data de aniversário de Botelho, dia 5 de outubro, transformando o ato em uma grande festa.
A verdade é que se alguém ainda tinha dúvidas, elas não existem mais quanto a viabilidade do projeto de Botelho disputar uma vaga na Alesc em 2026. Também está muito claro que o prefeito Topázio Neto vai dedicar-se de corpo e alma em seu projeto. Isso ficou evidente em um jantar que foi realizado na residência do pré-candidato nesta noite de terça (19).
O encontro teve a presença do prefeito Topázio, da deputada estadual Paulinha (Podemos), que vai concorrer a deputada federal no ano que vem, além de dirigente nacional do Podemos. Fontes dizem que o jantar estava em clima leve e com discursos afinados para uma caminhada de Botelho rumo a Alesc.
Outro detalhe que não passou despercebido foi a presença de vereadores, suplentes e lideranças, inclusive de outros partidos. Foi um evento praticamente suprapartidário, que mostra o poder de mobilização. A direção local do projeto passa pelo vereador Roberto Katumi; em nível estadual estará coordenando Ronaldo Freire e a coordenação geral será de Thiago Oliveira, atual secretário da Casa Civil da prefeitura da Capital.

União Progressista
O governador Jorginho Mello (PL) se fez presente no evento em Brasília nesta terça-feira (19), quando foi oficializada a federação envolvendo o PP e o União Brasil criando o União Progressista (UP). Agora os dois partidos caminharão juntos em 2026. Jorginho, que foi chamado ao palco e fez uso da palavra, está de olho nessa união para engrossar ainda mais sua base de apoio. Lembrando que o PP já faz parte do seu governo desde o início. O objetivo do governador é ter o União Progressista na majoritária, oferecendo a vaga de disputa ao Senado para a reeleição de Esperidião Amin.

Aceno
Quem também esteve em Brasília para a formalização do nascimento do União Progressista foi o ex-prefeito da Capital, Gean Loureiro, pré-candidato a deputado estadual. Ao fazer uso da palavra, o governador Jorginho Mello fez questão de cumprimentar Gean e as demais lideranças de Santa Catarina.
Estagiários
A Câmara da Capital promoveu, na última segunda-feira (18), uma ação inédita em homenagem ao Dia do Estagiário, celebrado na mesma data. O objetivo foi valorizar o trabalho dos estudantes que atuam em diferentes setores da Casa Legislativa.
O presidente da Casa, vereador João Cobalchini (MDB), destacou a iniciativa. “Quero parabenizar todos os nossos estagiários, eu também já fui um, acho que a maioria dos nossos vereadores também já foi. Todos são muito importantes no nosso mandato e consequentemente, a relevância de todos vocês nos gabinetes reflete também a sociedade e a população de Florianópolis,” declarou.

PL mira a presidência da Câmara
A Bancada do PL na Câmara da Capital, formada pelos vereadores Bericó, Manu, Gemada, Padilha e Pastor Giliard realizou um almoço nesta quarta-feira (20) com o objetivo de debater estratégias diante do atual cenário político local.
Entre as pautas foi conversado sobre a intenção do PL em disputar a presidência da Mesa Diretora no ano que vem, quando o presidente Cobalchini deixa o cargo para concorrer a deputado estadual. O apoio institucional da bancada em torno de um nome liberal para a disputa está fechado, respeitando os acordos dos pares.
No encontro ainda foi debatido sobre alinhamentos da base do PL com o Poder Executivo e o fortalecimento da gestão Topázio. Também foram analisados desfechos dos acontecimentos recentes na Câmara de Vereadores e a gestão interna da Câmara, uma vez que o partido tem dois membros na Mesa Diretora.

Sessão encerrada
Recente episódio de bate-boca entre o vereador Bericó (PL) e a vereadora Ingrid Sateré Mawé (PSOL) é lamentável. A sessão ordinária da Câmara da Capital de segunda-feira (18) precisou ser encerrada por falta de condições em sua condução.
Bate-boca
A discussão começou quando Bericó (PL) fez uso da tribuna e fez críticas a resultados de políticas de esquerda. Ele concedeu um aparte para o vereador Gemada discutir o assunto. Logo após sua fala, a vereadora Ingrid tentou usar o espaço na Questão de Ordem para, segundo os vereadores do PL, atacar. O presidente João Cobalchini (MDB) cortou a fala da vereadora que ficou indignada. O microfone do plenário é seguidamente usado pelos vereadores para comentar sobre o assunto abordado pelo vereador na tribuna. Ingrid se revoltou porque lhe foi negada essa possibilidade.
Conselho de Ética
O problema é que a vereadora Ingrid se descontrolou e ficou visivelmente alterada, partindo para o ataque. O vereador Bericó (PL) está ingressando com uma representação contra ela no Conselho de Ética da Casa. Na visão dos vereadores do PL, a vereadora errou ao partir para xingamentos e precisa rever suas atitudes em plenário.
