spot_img
Hoje é sexta-feira, 5 de setembro de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALRoteiro cultural: confira seis exposições gratuitas para visitação em Florianópolis

Roteiro cultural: confira seis exposições gratuitas para visitação em Florianópolis

Fotografias, esculturas, cerâmicas, pinturas de artistas de destaque no cenário catarinense e nacional podem ser visitadas na véspera do feriado de Sete de Setembro

spot_img

Na véspera do feriado da Independência do Brasil, celebrado em 7 de setembro, Florianópolis oferece uma programação cultural gratuita. Confira seis exposições que ocupam espaços culturais da cidade com obras que vão da fotografia à cerâmica, passando por esculturas hiper-realistas, instalações e pinturas, estão abertas para visitação.

As mostras abordam temas como identidade, memória, espiritualidade, saúde mental, ancestralidade e paisagem, reunindo artistas catarinenses e nacionais em propostas que convidam o público a desacelerar e se conectar com diferentes formas de expressão.

A Fundação Cultural Badesc reúne três exposições que exploram distintas linguagens e abordagens. No Espaço Fernando Beck, o artista catarinense Lucas Speranza apresenta “É a gente que se engana enxergando amor onde não tem!”, com 22 obras entre pinturas, objetos e instalações. A exposição, com curadoria de Rainara Sofia e expografia de Estela Camillo, propõe uma experiência dividida em dois momentos: um ambiente dinâmico e fragmentado, e outro silencioso e contemplativo, tendo o bom humor como fio condutor. A mostra pode ser visitada até 11 de setembro.

No Jardim da Fundação, o artista indígena Nei Xakriabá expõe pela primeira vez em Santa Catarina com a mostra “ReverberAção”, composta por seis moringas zoomórficas modeladas em argila. As peças evocam a relação ancestral do povo Xakriabá com a terra, a água e os animais do cerrado, e cada uma carrega narrativas simbólicas sobre território, memória e resistência. A curadoria é assinada por Betânia Silveira. A exposição segue até 14 de novembro.

Já no Espaço Paulo Gaiad, Fabiano Milan apresenta “Mentalidade Corpórea”, sua primeira exposição individual, com 17 obras entre desenhos e esculturas que exploram as relações entre mente, corpo e vida. A ansiedade, como experiência humana, é o ponto de partida para essa investigação artística e autobiográfica. A mostra pode ser visitada até 25 de setembro. Todas as exposições na Fundação Cultural Badesc podem ser visitadas de segunda a sexta, das 13h às 19h, e aos sábados, das 10h às 16h. A entrada é gratuita.

No Centro Integrado de Cultura (CIC), o artista João Salem ocupa a Sala Lindolf Bell II com a mostra “Ônus da Redenção”, composta por esculturas hiper-realistas, vídeos, fotografias e objetos que abordam os conflitos invisíveis e as batalhas internas. Com curadoria de Letícia Novelletto e co-curadoria de Caelan Noir, a exposição transforma dor em arte e convida à reflexão sobre saúde mental, memória e resistência. A visitação é gratuita e pode ser feita até 23 de setembro, de terça a domingo, das 10h às 21h.

Na Galeria do Espaço Cultural Câmera Criativa, a exposição coletiva “Fotografia – O Lápis da Natureza” reúne 22 obras de 10 fotógrafos contemporâneos em homenagem ao mestre da fotografia brasileira Walter Firmo. Com curadoria de Luíla Vômero e Radilson Carlos Gomes, a mostra apresenta olhares diversos sobre identidade, cor, resistência e cultura popular. A visitação é gratuita e acontece até 27 de setembro, de segunda a quinta, das 10h às 19h, e sexta e sábado, das 10h às 13h.

Encerrando o roteiro, o público pode acompanhar a abertura da exposição “Sonhar a Paisagem”, do artista Gustavo Scheidt, no sábado, 6 de setembro, às 14h, no Jardim Botânico de Florianópolis. Com pinturas e objetos instalativos desenvolvidos sobre colchões e sacos de ráfia, a mostra propõe uma experiência sensível e crítica sobre o conceito de paisagem, expandindo-o para uma vivência poética e política. A curadoria é coletiva e a visitação pode ser feita até 30 de setembro, de terça a domingo, das 7h às 18h, com entrada gratuita.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa