Em um movimento estratégico para fomentar a inovação e o empreendedorismo, a cidade de São José dá um grande passo para se estabelecer como um polo tecnológico de referência em Santa Catarina. Nesta segunda-feira, 8 de abril, a Câmara Municipal aprovou, em segunda votação, o Projeto de Lei Ordinária (L) Nº 0008/2024, que institui o Programa de Incentivo a Startups. Esta iniciativa promete transformar o município em um centro de atração para empreendedores digitais e investimentos no setor tecnológico.
O projeto, uma proposição do vereador e presidente da Câmara, Matson Cé, visa proporcionar um ambiente favorável ao desenvolvimento de startups, com foco especial nas áreas de serviços tecnológicos, como desenvolvimento de software, e-commerce, e inovação digital. A lei enfatiza a redução de burocracias, o acesso facilitado a linhas de crédito e incentivos fiscais, além de promover a interação direta entre o poder público e o setor privado.
Incentivos Concretos para o Crescimento
Entre as medidas de apoio, o programa destaca a criação de ambientes promotores de inovação, como incubadoras e parques tecnológicos, e a possibilidade de participação minoritária do município no capital social de startups. Além disso, a iniciativa visa facilitar o acesso dos empreendedores a recursos financeiros e técnicos, essenciais para o sucesso de empresas emergentes.
Uma Visão de Futuro
O presidente da Casa, vereador Matson Cé destacou o potencial da lei para transformar São José em um hub de tecnologia e inovação. “Com 5% dos profissionais de tecnologia do estado e a criação de mais de 11 mil empregos em 2021, São José demonstra seu imenso potencial. Esta lei é um marco, sinalizando nosso compromisso com o desenvolvimento econômico e a qualidade de emprego, atendendo à demanda crescente por profissionais tecnológicos e dobrando a renda média local,” enfatizou Cé.
Benefícios Além da Economia
Além do impacto econômico, o Programa de Incentivo a Startups visa também fomentar uma cultura de inovação tecnológica entre a população, estimulando a educação e o empreendedorismo digital. Isso se alinha à crescente necessidade global de soluções tecnológicas sustentáveis e socialmente responsáveis, abrindo novas perspectivas de crescimento para São José.
O que Vem a Seguir
Com a aprovação da lei, que vai à sansão do prefeito Orvino Coelho de Ávila, o município de São José passará a trabalhar na regulamentação dos incentivos e na estruturação dos projetos e planos detalhados pelo programa. “A Lei de Incentivo a Startups de São José não apenas abre portas para o avanço tecnológico, mas também se estabelece como um modelo para outras cidades brasileiras que buscam estimular a inovação e o desenvolvimento econômico através do empreendedorismo digital”, complementou Matson.