Hoje é terça-feira, 10 de dezembro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALSão José amplia capacitações para melhorar o atendimento a mães e bebês...

São José amplia capacitações para melhorar o atendimento a mães e bebês prematuros

Atuação integrada e o contínuo investimento na qualificação das equipes têm contribuído para melhorar os indicadores de saúde e a qualidade de vida de mães e bebês

spot_img

Com foco na humanização e na eficiência do atendimento às mães de bebês prematuros, a Prefeitura de São José está promovendo uma série de capacitações para os profissionais da saúde. O objetivo é aprimorar os serviços oferecidos e assegurar suporte adequado às famílias que enfrentam os desafios da prematuridade.

Como parte dessa iniciativa, no dia 27 de novembro, será realizada uma capacitação destinada a médicos e enfermeiros da rede municipal de saúde. A palestra será conduzida pela neonatologista Daniele Blanco, que abordará os desafios relacionados à prematuridade e apresentará estratégias para qualificar o atendimento. A programação incluirá também uma palestra  da enfermeira Iula Luana Bastos, gerente de Imunização da Prefeitura, que sobre esquema vacinal específico para bebês prematuros.

A rede de saúde de São José oferece atendimento especializado a bebês prematuros e gestantes em todas as suas unidades, por meio dos pediatras e ginecologistas. A atuação integrada e o contínuo investimento na qualificação das equipes têm contribuído para melhorar os indicadores de saúde e a qualidade de vida dessas crianças e suas famílias.

A secretária municipal de Saúde, Sinara Simioni, ressaltou a relevância do cuidado precoce e especializado durante o mês de conscientização:A prematuridade é uma questão que afeta milhares de famílias. Estamos comprometidos em garantir um acolhimento qualificado e criar oportunidades de aprendizado constante para nossos profissionais, assegurando que nossas gestantes e bebês recebam o melhor atendimento possível”

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 10 bebês nascidos, um é prematuro. Essa condição é a principal causa de mortalidade infantil abaixo de 5 anos, representando cerca de 1 milhão de óbitos anuais. Além disso, os bebês prematuros podem enfrentar consequências de saúde ao longo da vida, o que torna indispensável o acompanhamento especializado para garantir o desenvolvimento saudável e o suporte adequado às mães.

Neste sentido Sinara destacou o papel essencial da Atenção Primária no cuidado aos bebês prematuros:”As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são fundamentais, pois representam o primeiro contato dessas mães com o sistema de saúde. É a partir desse acolhimento inicial que elas são direcionadas ao atendimento especializado, caso seja necessário”, afirma.

A gerente de Saúde da Criança, Carla Regina Galego, destacou a importância da capacitação para qualificação dos profissionais:”Essas ações reafirmam o compromisso de São José em priorizar a saúde materna e neonatal, promovendo um cuidado integral e especializado para quem mais precisa.”

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa