O prefeito de São José Orvino Coelho de Ávila apresentou para a Câmara na quarta-feira (6) um Projeto de Lei que institui o Programa de Internação Involuntária de Dependentes Químicos no Município. O documento e ainda precisa ser analisado pelos vereadores.
O objetivo do Projeto é garantir tratamento de saúde e a segurança de quem vive nas ruas. As internações involuntárias vão acontecer em clínicas especializadas de São José, por no máximo 90 dias, e devem ser autorizadas por um médico.
“Como gestor público, é meu dever cuidar das pessoas. A dependência química de pessoas em situação de rua é um problema enfrentado em todo o País. Precisamos agir”, disse Orvino.
Essa é uma das medidas de São José diante do aumento da população de rua, que inclui também reforço das equipes de abordagem social. Nas ruas, a população abordada é orientada a buscar o Centro POP.
Apenas em 2023, o Centro POP atendeu mais de 4 mil pessoas em situação de vulnerabilidade, que receberam alimentação e apoio para refazer documentos e se reintegrar ao mercado de trabalho.