A cidade de São José deu um importante passo rumo à concretização do seu Complexo Hospitalar Municipal. A proposta é pioneira no Estado: trata-se da primeira parceria público-privada (PPP) no setor da saúde em Santa Catarina. Nesta quarta-feira (16), a equipe técnica do OSC-IPGC realizou uma visita técnica presencial ao local. A avaliação in loco tem como objetivo identificar as intervenções necessárias para modernizar a estrutura já existente, o que dará mais agilidade à implantação do complexo hospitalar.
A iniciativa está em fase de estudos, sob responsabilidade do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (OSC-IPGC), organização da sociedade civil contratada para elaborar a modelagem que permitirá ao município lançar o edital de concessão para construção e gestão da unidade.
Com cerca de 12 mil metros quadrados de área útil distribuídos em seis edificações já existentes, o futuro hospital será instalado no antigo campus da Univali, no Sertão do Maruim. O projeto prevê 140 leitos de internação, 30 leitos de UTI, centro cirúrgico com 10 salas e um Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), com equipamentos de ponta como raio-X, tomografia e ressonância magnética.
“É um trabalho silencioso, mas que agora dá um passo importante com essa visita técnica”, destacou a secretária de Saúde, Sinara Simioni. “O Instituto está construindo a modelagem e este é o momento de juntar todas as informações. O projeto precisa ser sustentável, porque não é feito há um ou dois anos. É um projeto pensado para as próximas gerações. São José merece um complexo hospitalar à altura das necessidades da sua população”, completou.
A secretária reforçou ainda que o modelo de PPP demanda planejamento de longo prazo. “A proposta é pensada para 25 a 30 anos. É preciso garantir que o projeto seja bom tanto para o município quanto para o parceiro privado, com retorno garantido à população e sustentabilidade para quem vai operar o serviço.”
O prefeito Orvino Coelho de Ávila reforçou o compromisso da gestão com a saúde da população. “Esse é um sonho antigo da cidade, que agora está começando a se tornar realidade. Estamos planejando um hospital moderno, eficiente e que atenda às necessidades de São José e da região pelos próximos 30 anos”.
A secretária de Governo, Méri Hang, ressaltou o empenho da gestão municipal. “Os estudos estão avançando e hoje se discute como a estrutura existente pode atender um hospital completo. A cidade precisa muito desse equipamento, e o governo municipal não está medindo esforços para tornar esse sonho realidade”.
Segundo o coordenador de projetos do OSC-IPGC, Ramiro Zinder, a modelagem inicial será apresentada em até 90 dias. “Essa primeira fase contempla a avaliação técnica das edificações, com apoio de engenheiros, arquitetos e advogados. A modelagem incluirá a análise da necessidade de investimentos, estimativas de custo operacional e capacidade de pagamento do município”.
A previsão é que, após a apresentação da modelagem, o projeto passe por consulta e audiência pública, antes de ser enviado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) para avaliação. Se aprovado, o edital de licitação poderá ser lançado em fevereiro do próximo ano. “Estamos seguindo todas as etapas com responsabilidade técnica e jurídica. Só após a aprovação do TCE será possível iniciar a concorrência pública”, salientou Zinder.
O secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Luiz Fernando Verdine Salomon, também acompanhou a construção da proposta, que será um marco na saúde pública municipal e estadual.