Os professores da Escola Municipal do Meio Ambiente e o coordenador do Parque Ambiental dos Sabiás, Reinaldo Donizete Pereira, ambos de São José, visitaram na quarta-feira (3) a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), localizada no município catarinense de Atalanta. O objetivo foi conhecer o trabalho de educação ambiental desenvolvido e trocar experiências que possam contribuir com as atividades josefenses.
Durante a visita, o Sr. Edegold Schäffer, um dos fundadores da associação, e a arquiteta e paisagista Tais Fontanive explicaram sobre as atividades nos diferentes espaços. O Viveiro Jardim das Florestas é um dos maiores da região Sul e tem capacidade instalada para produzir cerca de 1 milhão de mudas por ano. Já o Centro Ambiental Jardim das Florestas consiste em um centro de referência para educação ambiental e turismo regional.
“O trabalho desenvolvido em São José e em Atalanta tem muito em comum com foco na sensibilização para preservação ambiental e boas práticas sustentáveis. Assim como recebermos muitos visitantes de outras instituições para conhecer nossas atividades, também estamos em constante aprimoramento”, citou a diretora da Escola do Meio Ambiente, Cinthya Persike.
Sabiás e Escola do Meio Ambiente
O Parque Ambiental dos Sabiás e a Escola Municipal do Meio Ambiente estão localizados no bairro Forquilhas, em uma área de reserva da Mata Atlântica de 35 hectares, equivalente a 50 campos de futebol. Os locais são destinados à educação ambiental, ao lazer e à pesquisa científica.
No Parque, os visitantes podem caminhar pela trilha, contemplar o açude, o viveiro de mudas, o canteiro de horta e plantas medicinais e até pegar sua muda para plantar em casa. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Já a Escola do Meio Ambiente recebe, por agendamento, estudantes da rede municipal de ensino.