O projeto das hortas solidárias promovido pela Prefeitura de São José tem inspirado comunidades a replicar o projeto. A Faculdade Anhanguera se interessou pela iniciativa e pretende instalar as hortas no campus em São José.
O corpo docente e os alunos da disciplina de ateliê de paisagismo apresentaram dois modelos de hortas na reunião que aconteceu na quarta-feira (5), no Gabinete da Prefeitura, na presença da madrinha das hortas, a primeira-dama Sandra Mikulski, o secretário interino de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Rubens Pereira Junior, os coordenadores das hortas e demais voluntários.
“Ficamos muito felizes com a participação da Faculdade Anhanguera, esta proposta é nova para nós e com certeza será uma parceria importante para levar o projeto a outras esferas”, afirmou a primeira-dama Sandra Mikulski.
O secretário Rubens agradeceu a colaboração da Faculdade Anhanguera, e lembrou na ocasião que a iniciativa da faculdade é inédita no Estado.
“É incrível ver o projeto pioneiro da Prefeitura crescer para outras instituições. As hortas fomentam a cooperação comunitária. É muito mais do que levar uma muda para casa, é levar a mudança e consciência ambiental para os lares josefenses”, pontua.
Kefeni Karol Silva Pereira, foi uma das alunas da Anhanguera que apresentou o projeto das hortas. A futura arquiteta está na 8ª fase, ela conta que levaram por volta de três meses para elaborar o projeto das hortas no campus e que estão otimistas com o novo desafio.
Na arquitetura a gente sempre precisa pensar em todas as pessoas, inclusive as pessoas com deficiência, estamos sempre implementando coisas que deixem os nossos projetos acessíveis. Será incrível ver o nosso trabalho ganhar forma no campus”, afirma.
A diretora da Anhanguera, Graziela Maria Casas Blanco pontua que é um desejo grande da instituição devolver para a comunidade o conhecimento que produzem. “Não dá para ficar só ali dentro, só entre os nossos alunos”, finalizou.