spot_img
Hoje é quarta-feira, 7 de janeiro de 2026
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALSão José divulga regras do IPTU 2026 com descontos e atendimento especial...

São José divulga regras do IPTU 2026 com descontos e atendimento especial ao contribuinte

Desconto pode chegar a 10% para pagamento em cota única; carnês serão digitais e atendimento presencial começa em 12 de janeiro no Cati

spot_img

O carnê do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de São José passa a partir deste ano a ser disponibilizado em formato digital. Pela primeira vez, os carnês não serão enviados pelos Correios às residências do município. A mudança integra o processo de modernização dos serviços públicos e busca oferecer mais praticidade, agilidade e sustentabilidade no acesso às informações pelos contribuintes.

A Prefeitura de São José informa que com o novo modelo, a partir da próxima segunda-feira (12), os contribuintes poderão consultar, emitir e pagar o IPTU a qualquer hora e de qualquer lugar, por meio de celular, computador ou tablet. O acesso ao carnê estará disponível no site oficial da Prefeitura de São José (https://saojose.sc.gov.br/), mediante a informação do número do cadastro imobiliário, que consta no carnê do ano anterior.

Além do site, os boletos também poderão ser solicitados via WhatsApp pelo número (48) 99679-2714, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Para quem não possui acesso à internet ou enfrenta dificuldades com meios digitais, a Prefeitura disponibilizará atendimento presencial para emissão do carnê.

Descontos e prazos

Neste ano, os contribuintes terão 5% de desconto para pagamento em cota única ou em duas parcelas. Quem estava adimplente até 12 de novembro de 2025 e optar pelo pagamento em cota única contará com desconto adicional de 5%, totalizando até 10% de abatimento.

De acordo com o secretário adjunto da Receita, Jamir Pimenta, a decisão de não imprimir os carnês acompanha o avanço da tecnologia e reforça o compromisso do município com a preservação do meio ambiente.

Atendimento presencial no Cati

Para os contribuintes que não possuem internet ou enfrentam dificuldades com meios digitais, a Prefeitura disponibilizará atendimento presencial para impressão do boleto. A Central do IPTU 2026 funcionará no auditório do Centro de Atendimento à Terceira Idade (Cati), localizado na Avenida Acioni Souza Filho (Beira-Mar), s/n, Praia Comprida.

O atendimento ocorrerá de 12 de janeiro a 12 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para emissão do carnê e esclarecimento de dúvidas. No local, também haverá uma equipe da Ambiental para orientar sobre os carnês da Tarifa de Coleta de Lixo (TCL).

Formas de pagamento

O IPTU 2026 poderá ser pago das seguintes formas: Cota única ou em duas parcelas, com vencimentos em 12 de fevereiro e 12 de março; Parcelamento em até 11 vezes, com parcelas mensais a partir de 12 de fevereiro; Parcela mínima: R$ 41,31.

A arrecadação do IPTU é destinada ao financiamento de serviços públicos e investimentos municipais, como saúde, educação, infraestrutura, segurança e saneamento básico.

Tarifa de Coleta de Lixo tem nova fórmula em 2026

Os carnês da Tarifa de Coleta de Lixo (TCL) começam a ser disponibilizados a partir da próxima segunda-feira (12) com uma novidade: o Carnê Virtual, que pode ser recebido por e-mail mediante cadastro do imóvel no site da Ambiental www.ambiental.sc . A iniciativa evita extravios e atrasos na entrega. Quem não aderir continuará recebendo o carnê físico.

O primeiro vencimento ocorre em fevereiro, com opção de parcelamento em até 12 vezes ou parcela única com desconto de 10%. Para 2026, a TCL passou por atualização na fórmula de cálculo, buscando o reequilíbrio financeiro e maior justiça tarifária.

A mudança ocorre por três fatores principais: a adequação à Norma Regulamentadora 38 (NR-38), que aumentou os custos operacionais com novas exigências de segurança; a ausência histórica de cobrança da coleta seletiva; e a necessidade de cobrança conforme a frequência real da coleta em cada região.

A nova fórmula considera variáveis como área construída, tipo de uso do imóvel e número de passadas da coleta orgânica e seletiva, corrigindo distorções antigas. Na média, o acréscimo estimado para unidades residenciais será de cerca de R$ 10 por mês, podendo variar conforme a frequência da coleta. Mudanças semelhantes já foram adotadas em outros municípios catarinenses, como Joinville, em 2025.

spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa