spot_img
Hoje é terça-feira, 24 de junho de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALSão José inicia na próxima semana pesquisas de campo sobre transporte coletivo

São José inicia na próxima semana pesquisas de campo sobre transporte coletivo

Treinamento dos pesquisadores contratados pela Fepese ocorre na manhã de terça-feira (27)

spot_img

A Prefeitura de São José dará início, na próxima terça-feira (27), às pesquisas de campo que vão embasar o novo sistema de transporte coletivo do município. A ação é conduzida pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), responsável pela coordenação técnica do trabalho e tem como objetivo reunir informações que vão ajudar a construir um sistema de transporte mais eficiente, acessível e adequado às necessidades da cidade.

Antes do início das entrevistas, os nove pesquisadores e o coordenador da equipe passarão por treinamento na terça-feira (27), das 14h às 18h. As visitas aos domicílios vão começar pelos bairros próximos à residência dos pesquisadores e seguirão conforme a organização das equipes em campo. Por isso, os bairros atendidos podem variar durante o período da pesquisa.

Os pesquisadores vão bater de porta em porta e aplicar um questionário simples, ouvindo moradores sobre o uso do transporte público, horários, rotas, dificuldades e sugestões. Eles também irão realizar pesquisas em abrigos de ônibus. A participação é voluntária, mas muito importante para que a Prefeitura compreenda como a população se locomove e o que pode ser melhorado. Os entrevistadores estarão devidamente identificados, com crachá e uniforme da Fepese, garantindo segurança e transparência durante o processo.

A população também pode participar da pesquisa on-line, por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScJP0qkP9ZAr3adMPaz9WbPb-MUr3Q1DpRzbHBZ5-6sGoBGfQ/viewform 

O estudo contratado pela Prefeitura tem como objetivo principal identificar gargalos no trânsito e no transporte coletivo, subsidiar a futura licitação do sistema de transporte — sem contrato formal desde 2008 — e orientar políticas públicas com base em dados reais sobre os hábitos da população josefense. A pesquisa de campo tem previsão de ser realizada pelos próximos dois meses.

A última licitação do transporte coletivo em São José foi feita em 2008. Desde então, o município cresceu, os bairros se desenvolveram e os hábitos da população mudaram. Para implantar um novo modelo de concessão, com melhores rotas, horários e tarifas justas, é essencial conhecer a realidade atual, explica a secretária de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Andréa Luiza Grando.

Ela destaca a importância da iniciativa: “Estamos trabalhando para garantir um sistema eficiente, e essa pesquisa será fundamental para embasar a licitação”, afirmou. Entre os resultados esperados com a pesquisa estão, o redesenho de rotas e definição de tarifas mais justas; criação de um modelo sustentável e atrativo para investidores; redução de custos operacionais e melhoria da qualidade do serviço.

Sistema atual

Atualmente, São José conta com três empresas operadoras de transporte público municipal (Estrela, Biguaçu e Santa Terezinha) que atuam com sete linhas, das 5h30 às 22h30 e a média mensal de três operadoras é de 150 mil usuários. Em relação aos ônibus intermunicipais, São José defende uma nova concessão, considerando que a maior parte das linhas que transitam no Município são intermunicipais – que partem ou tem destino outros municípios da grande Florianópolis – é preciso um entendimento de outros municípios e do Governo do Estado.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa