A Prefeitura de São José está implementando uma política rigorosa de ordenamento do território, resultando em um aumento significativo nas ações de fiscalização e demolição de construções irregulares. Até o momento, o município registrou 50 demolições em 2025.
A ação mais recente, ocorrida na quarta-feira (5), envolveu a derrubada de uma edificação de 35 metros quadrados em alvenaria erguida ilegalmente em uma área de preservação ambiental (APA) no costão da Ponta de Baixo. A operação foi desencadeada após denúncia e confirmada por fiscais da Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos (Susp).
O vice-prefeito Michel Schlemper destacou a celeridade da intervenção. “Ações como essa visam coibir a ocupação irregular, que muitas vezes ocorre em encostas instáveis, gerando riscos à segurança dos ocupantes e causando danos ambientais, como a supressão de vegetação e o corte irregular de taludes”, disse.
Os números da fiscalização refletem a intensificação do trabalho. Em 2024, o município realizou mais de mil fiscalizações.
“Quere
os garantir o cumprimento do Plano Diretor e o ordenamento da cidade. E o trabalho tem gerado um resultado. Temos a percepção de uma redução nas tentativas de novas ocupações. A aplicação rigorosa da lei está surtindo o efeito desejado na prevenção da ilegalidade urbana”, observou o vice-prefeito.









