A Prefeitura de São José tem buscado fomentar a criação de negócios inovadores, para que o Município se torne referência em Santa Catarina. Por isso, é um dos membros do Inova São José, um pacto de inovação, juntamente com universidades, sociedade civil, agências de fomento e empresas privadas que já impactou mil empreendedores. O pacto é gerido pela Prefeitura de São José, Aemflo-CDL e Sebrae.
Atualmente, participam 13 instituições parceiras: Prefeitura de São José, Intelbras, Instituto Federal de Santa Catarina Campus de São José, Acate, Aemflo-CDL São José, C2R Advocacia, Conecta+, Cata Tecnologia para Varejo, Sebrae SC, Impacte Brasil, TXM Methods e Sincovar SC. O Inova São José, com mais de 220 membros, permite que as empresas explorem ideias e recursos entre si.
De acordo com a coordenadora de Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Kamila Porfírio, inovação não se trata apenas de criar “invenções tecnológicas”.“Basicamente, trata-se de encontrar novas maneiras de realizar um processo ou criar algo do zero que torne um processo mais fácil, rápido, eficiente e rentável para o mercado de São José,” explica.
“O pacto pela inovação permite que os membros participem de reuniões de governança, usem a marca em materiais promocionais, participem de eventos, enquanto se comprometem a fornecer recursos financeiros, humanos ou de infraestrutura,” explica o secretário interino da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação, Rubens Pereira Júnior.
É importante destacar que o programa Inova também realizou um mapeamento em São José para descobrir quantas startups haviam no Município. Atualmente, há 30 startups mapeadas na cidade.
Estratégias para destacar empresas
O Inova São José capacita empreendedores em etapas, conforme as necessidades da empresa. A primeira etapa, de sensibilização, é voltada para quem ainda não compreende o potencial da inovação. Nessa fase, os mentores explicam as tendências de mercado, tecnologias disponíveis e ensinam ferramentas para o processo de inovação. Além disso, os empreendedores participam do evento Inova São José, visitam o Espaço do Empreendedor na Prefeitura, e recebem capacitações e visitas técnicas.
A segunda etapa é a de “ideação”, onde criam soluções criativas para problemas ou identificam oportunidades de melhoria. Essas soluções podem ser observadas nos eventos SW Weekend, Nascer, Empretec Startup, Startup Garage, Inova Hack e Salto Aceleradora.
A Salto Aceleradora, por exemplo, formou recentemente 40 empreendedores. Entre eles, a empreendedora Melissa Fernandes Valin, que tem uma loja no bairro Ceniro Martins de assistência técnica de informática e vende equipamentos para celulares.
Melissa conta que aprendeu com a mentora de marketing do Salto que não é necessário fazer “coisas grandiosas” para obter resultados. Uma dica valiosa foi aproveitar a base de dados dos clientes que solicitaram assistência técnica. Além disso, a empreendedora comenta que as 12 semanas do programa também despertaram novas perspectivas pessoais.
“O Salto me instigou tanto que até me motivou a voltar para a faculdade, de processos gerenciais. Quando a gente abre CNPJ, acha que já pode empreender, mas quando vê os percalços, entende que precisa aprender”, afirma.