A Prefeitura de São José confirmou a realização da 2ª edição da Bienal do Livro, que acontecerá de 23 a 26 de outubro, no Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati). O evento, que já faz parte do calendário cultural do município, promete repetir o sucesso da edição anterior, reunindo literatura, arte, gastronomia e manifestações culturais.
A programação contará com lançamentos literários, feira de livros, atrações culturais, feira de artesanato e gastronomia, além de apresentações folclóricas. A Secretaria de Cultura e Turismo e a Secretaria Municipal de Educação, em conjunto com outras instituições, estão coordenando os preparativos.
Até o momento, ainda não foram divulgados os autores participantes nem os lançamentos que marcarão a edição deste ano, mas a expectativa é que novas atualizações sejam apresentadas nas próximas semanas.
O prefeito Orvino Coelho de Ávila destacou a importância do evento para a valorização cultural do município.“A Bienal do Livro é mais do que um encontro com a literatura, é um espaço de convivência, aprendizado e celebração da nossa identidade. É uma oportunidade para aproximar escritores, leitores e toda a comunidade josefense em um grande movimento cultural que fortalece a cidade.”
Já o secretário de Cultura e Turismo, Toninho da Silveira, reforçou o compromisso da gestão em tornar a Bienal ainda mais atrativa. “A cada edição buscamos superar as expectativas. A 1ª Bienal, em 2022, levou mais de 50 mil pessoas ao Centro Multiuso e se tornou referência para a região. Este ano, queremos proporcionar novas experiências, reunindo diferentes linguagens artísticas, lançamentos literários e espaços de convivência que estimulem o hábito da leitura e valorizem a produção cultural local.”
Instituída pela Lei nº 6.024/2021, a Bienal do Livro de São José tem como objetivos estimular o hábito da leitura, democratizar o acesso ao livro e à cultura, além de incentivar a produção literária josefense.