A Secretaria Municipal de Saúde de São José está reforçando a orientação à população sobre como e quando buscar atendimento nas unidades da rede pública de saúde. A ação visa esclarecer as funções específicas das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h), garantindo que os cidadãos acessem os serviços de forma adequada e no momento certo.
A Atenção Básica é a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). As UBS e USF são responsáveis por oferecer atendimentos primários à população, atuando diretamente nos bairros, com equipes multiprofissionais e serviços voltados à promoção, prevenção e cuidado contínuo.
“As UBS são locais onde o cidadão encontra serviços essenciais em saúde, como consultas médicas, odontológicas, vacinação, pré-natal, controle de doenças crônicas, entre outros. Já as USF possuem um modelo de atenção mais próximo da comunidade, com acompanhamento domiciliar feito por agentes comunitários”, explica a secretária adjunta de Saúde, Fabrícia Martins.
Tanto UBS quanto USF têm capacidade para resolver grande parte das demandas de saúde da população. Além disso, essas unidades realizam encaminhamentos para especialidades e exames mais complexos, quando necessário.
Pronto Atendimento
Já a UPA 24 horas cumpre papel fundamental na organização da rede de urgência e emergência. Nessas unidades, o atendimento é voltado a situações de média complexidade, como dores intensas, febre persistente, crises de hipertensão, falta de ar, fraturas e outros quadros que necessitam de avaliação imediata, mas que não requerem, inicialmente, internação hospitalar.
“Na UPA, o paciente passa por uma triagem com classificação de risco, que organiza o atendimento conforme a gravidade do caso. Se necessário, pode permanecer em observação por até 24 horas ou ser encaminhado a um hospital de referência”, completa Fabrícia.
A orientação é para que, sempre que possível, os usuários busquem primeiro a UBS ou USF de referência no seu bairro, especialmente em casos de sintomas leves ou que possam ser acompanhados ao longo do tempo. Já as UPAs devem ser procuradas em situações urgentes ou emergenciais.
Confira quais são as quatro classificações por risco na UPA:
Emergência (atendimento imediato) – Vermelha: risco iminente de perder a vida. As situações para o atendimento imediato são paradas cardiorrespiratórias, coma, trauma de crânio, falta de ar intensa, crise convulsiva, choque elétrico, derrame e fraturas. Atendimento na UPA ou no Hospital.
Urgência (até 30 minutos) – Amarela: o paciente precisa ser avaliado. Tem condições clínicas para aguardar por meia hora. São quadros de dor intensa de início imediato, alterações súbitas de comportamento, agitação, confusão mental e desmaios, dor torácica intensa, crise asmática, diabéticos com alterações, dor forte, sangramento, intoxicação, febre (acima de 40 graus), luxação, entorse e acidentes por animais peçonhentos. Atendimento na UPA.
Pouco urgente (até 240 minutos) – Verde: o usuário pode esperar atendimento ambulatorial, respeitando grupos prioritários. A classificação verde se refere a pessoas com idade acima dos 60 anos, gestantes ou deficientes físicos sem sinais clínicos de alarme, além de quadros de dor de cabeça, dor moderada em outras partes do corpo, abscesso, vômito e diarreia sem sinais de alarme, alteração de consciência, força, desidratação ou sangramentos. A recomendação é procurar o primeiro atendimento em Unidade Básica de Saúde (UBS) e Unidade de Saúde da Família (USF). Os casos acolhidos nestas unidades poderão ser referenciados às Unidades de Pronto Atendimento (UPA), conforme avaliação de gravidade.
Não Urgente (até 360 minutos, se aguardar na UPA ou PA) – Azul: Caso de menor complexidade, sem problemas recentes. Nessa lista estão sintomas iniciados há mais de uma semana, como dores leves e lesões de pele, encaminhamentos para especialistas, acompanhamento de crianças e gestantes, acompanhamento de doenças crônicas e exames de rotina. Casos como este devem procurar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF).
Quando se dirigir à Unidade de Pronto Atendimento UPA 24h:
– Acidentes por animais peçonhentos;
– Alteração súbita de comportamento, agitação, ou desmaios;
– Choque elétrico;
– Coma;
– Convulsão;
– Derrame;
– Diabético com alterações;
– Dor intensa ou de início imediato;
– Dor torácica intensa;
– Falta de ar intensa, crise asmática;
– Febre (acima de 40 graus);
– Fraturas, luxação, entorse;
– Hemorragia;
– Intoxicação;
– Parada cardiorrespiratória;
– Sangramentos;
Acesse AQUI os endereços e telefones das unidades de saúde.