Duas iniciativas da Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, estão entre as 50 finalistas do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora neste ano. A 12ª edição do prêmio valoriza projetos que contribuem para a sustentabilidade ambiental e econômica das cidades. Os destaques em São José são os projetos Hortas Solidárias e Simplifica São José.
O Simplifica São José consiste em uma série de políticas públicas implementadas na gestão do prefeito Orvino Coelho de Ávila a partir de 2021, visando desburocratizar a abertura de empresas. Com inovação e integração de processos, os empreendedores de São José conseguem agilizar os alvarás para funcionamento.
“São as micro e pequenas empresas que geram dinamismo para a economia de São José, na qual os serviços e comércio têm aumentado a participação. Tivemos em 2023 a abertura de 10 mil negócios na cidade, o que demonstra a força empreendedora da nossa gente e fomenta a geração de empregos”, comentou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação Suzana Bousfield.
O prefeito Orvino Coelho de Ávila explicou as mudanças necessárias para garantir a implantação da iniciativa. “Nós garantimos, por lei, custo zero para MEIs abrirem empresas em São José e dispensamos do alvará os negócios de baixo risco. Nossas secretarias hoje trabalham de forma integrada em prol do cidadão”, afirmou o prefeito.
Além disso, quem decide iniciar um negócio em São José conta com apoio e treinamentos do Espaço do Empreendedor – que teve o atendimento reconhecido pelo Selo Ouro do Sebrae em março. São José foi considerada a segunda cidade mais ágil do Brasil para abertura de empresas, conforme ranking do Ministério da Economia em 2022.
Outro projeto, destaque em sustentabilidade, são as Hortas Solidárias. Com núcleos em cinco regiões de São José, o projeto une esforços com a iniciativa privada para transformar terrenos baldios em hortas compartilhadas pela comunidade. As hortas são responsáveis pela integração dos bairros e geram alimentos orgânicos, além de constituírem um espaço de socialização para escolas.
Os projetos foram selecionados entre 180 inscritos em Santa Catarina. A premiação estadual acontece ainda em abril, e pode garantir à São José classificação para a etapa nacional.