São José vai destinar R$ 90 milhões para a infraestrutura urbana e saneamento básico. O valor foi viabilizado através do Programa de Financiamento destinado à execução de pavimentações, drenagens, requalificação na malha viária, entre outras obras. Com os recursos, será possível a pavimentação asfáltica de aproximadamente 100 ruas.
O empréstimo foi viabilizado por conta do score elevado que São José possui junto ao governo federal nas linhas de crédito. Antes de aprovado no plenário da Câmara, na segunda-feira (17), os vereadores conheceram de maneira detalhada as condições para contratação da operação e a importância dos recursos para garantir a execução das obras.
Para o prefeito Orvino Coelho de Ávila, a operação é uma das melhores formas de promover fonte de renda e movimentar a economia. Com empréstimos, os recursos próprios são otimizados. “Assim, usamos a inteligência econômica e ampliamos as frentes de trabalho em inúmeros setores”, observou o prefeito. Segundo ele, a captação feita para o Município aquece a economia, gera renda e empregos, trazendo movimentação econômica de volta aos cofres do Município, no mínimo 3% a título de Impostos Sobre Serviços (ISS).
“Quando um gestor público vai em busca de dinheiro público, ele não pensa só na obra, qualquer tipo de investimento público vai além da construção física. Precisamos pensar nas políticas públicas de mobilidade, geração de renda, saúde e educação. A busca de recursos de diversas fontes é uma das práticas mais utilizadas pelos Municípios. Cabe ao gestor público converter o recurso próprio em fonte de contrapartida e ampliar em incontáveis vezes a capacidade de investimento que o Município possui. Como contador, tenho a preocupação em criar estratégias que garantam a saúde financeira, sem colocá-la em risco”, concluiu.
O secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda, comemorou o futuro aporte de investimentos. “São José vive um momento importante. “São inúmeras obras relevantes em andamento e agora contamos com um valor expressivo para ser investido em demandas que a população precisa e merece”, avaliou.