Hoje é quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALSão José vai ganhar a terceira horta solidária urbana

São José vai ganhar a terceira horta solidária urbana

Espaço que conta com 25 canteiros se situa no loteamento Caminho das Fores, em Forquilhas

Publicidadespot_img

São José está prestes a ganhar a terceira horta solidária urbana agora no início do ano. Desta vez, será no bairro Forquilhas, no loteamento Caminho das Flores, e terá 25 canteiros, que ficarão aos cuidados das famílias locais. A previsão é que mais três unidades se tornem realidade em 2023. Até o final da gestão, deverão ser 10 no total.

Em 2022, o programa Horta Solidária Urbana que conta com acompanhamento de um profissional agrônomo produziu 3,2 toneladas de legumes, verduras e hortaliças, envolvendo diretamente cerca de 300 pessoas. No loteamento Caminho das Flores em Forquilhas, o espaço envolverá 100 famílias. A produção das hortas hoje é destinada exclusivamente para consumo próprio das famílias que integram o projeto.

Osvaldo José Lopes, um dos moradores, vai cuidar de um dos canteiros na nova unidade a ser inaugurada. Ele confessa estar ansioso pela experiência, pois aos 72 anos será a primeira vez que irá lidar com a terra. “A minha experiência foi trabalhando com a aeronáutica a vida inteira, mas após receber um convite da minha vizinha, decidi me voluntariar, pois não adianta ter saúde e eu não me ocupar com algo maior”, explica.

A equipe técnica está “preparando o terreno”, para abrigar as hortaliças e, segundo o coordenador do programa, Luiz Santos, com a mudança das estações, as folhas verdes dão espaço para o milho, aipim, pimenta
etc. Cada terreno tem diferenças no solo, exigindo adubo diferente. Neste canteiro em especial, foi misturado calcário com compostagem.

Futuramente a horta receberá uma área de “lazer” e serão plantados pomares. Assim, o espaço permitirá socialização entre a comunidade, prevista no programa. Executado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, com ajuda das secretarias de Serviços Públicos e Urbanismo, Casa Civil, Infraestrutura e a Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e em parceria público-privada com empresas parceiras. No caso da Horta no loteamento Caminho das Flores, a empresa parceira é a Pauta Distribuição e Logística.

HISTÓRICO

No ano assado foram inauguradas as Hortas no loteamento Morar Bem, no bairro Serraria e no bairro Ipiranga. Entre os benefícios do programa, estão o aproveitamento de espaços ociosos, que recebiam descarte irregular de lixo, o estreitamento de vínculos comunitários; o estímulo à alimentação saudável e educação ambiental, por meio da instalação dos coletores de material reciclado e composteiras.

A próxima etapa prevê a certificação dos produtos pela Cooperativa da Agricultura Orgânica e Familiar Recanto da Natureza – Coopafren. Com isso, será possível comercializar os produtos orgânicos.

ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa