Hoje é sexta-feira, 24 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALSaúde da Mulher em São José coleta 13.700 exames preventivos

Saúde da Mulher em São José coleta 13.700 exames preventivos

No balanço de 2022, programa viabiliza 8,5 mil mamografias; projeto Lunas distribui 4.200 absorventes

A Saúde da Mulher também foi destaque nas ações da Prefeitura de São José no ano de 2022. Por meio da Secretaria da Saúde e da Área Estratégica de Saúde da Mulher, foram promovidos, no programa Saúde da Mulher, mais de 13.700 coletas de exames preventivos do câncer de colo de útero. Ainda, o programa somou mais de 8,5 mil mamografias.

As ações do programa acontecem diariamente, em todos as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e, diante da necessidade, em dias específicos alusivos, como por exemplo, no sábado são ofertados exame preventivo do câncer de colo do útero, exame clínico das mamas, solicitação de mamografias ( se necessário), testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C, além de vacinas, consultas de enfermagem e odontológicas.

No último ano, foi realizado um mutirão, no mês de outubro, em todas as UBSs. Além disso, houve duas capacitações, sendo uma sobre o implante de contraceptivo (implanon) para médicos e outra sobre preventivo do câncer do colo do útero para os profissionais enfermeiros da rede municipal de saúde.

Projeto Lunas

Durante o último ano, a Secretaria de Saúde também implantou o Projeto Lunas, que já conta com 564 usuárias cadastradas. Até o mês de novembro de 2022, foram distribuídos mais de 4.200 pacotes de absorventes higiênicos.

O Projeto Lunas permite o acesso gratuito a absorventes higiênicos por meio das UBSs à população em situação de vulnerabilidade socioeconômica, cadastrada no Programa Auxílio Brasil, garantindo qualidade de vida e manutenção básica da saúde sexual e reprodutiva.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa