A Gerência Regional do Sebrae/SC na Grande Florianópolis e a Associação Catarinense de Medicina (ACM) reuniram na última semana lideranças do Ecossistema da Saúde de Florianópolis. No encontro foram discutidas ações estratégicas a serem implantadas, dando continuidade ao plano elaborado em 2022, a partir da metodologia aplicada pelo projeto Ecossistema Local de Inovação (ELI).
Entre as principais estratégias estão: Implantar ações para ampliar a quantidade e a diversidade de atores da área da saúde atuando no Ecossistema de Inovação de Florianópolis; Apoiar e integrar ambientes de inovação voltados para a área da saúde ao Ecossistema de Inovação; Criar programas para dinamizar a geração de empreendimentos inovadores; Estruturar programas conjuntos com ICTI para a geração de inovação em saúde; Viabilizar parcerias com outras instituições do Ecossistema de Inovação; Criar programas para a geração de talentos inovadores para a área da saúde.
Participaram do encontro mais de 30 lideranças que possuem interesse em promover a inovação no setor da saúde, representando o setor público, iniciativa privada, terceiro setor e universidades.
Segundo o Gerente Regional do Sebrae/SC, Roberto Tavares, a iniciativa foi muito produtiva, especialmente pela expressiva participação dos atores do ecossistema. “As possibilidades de geração de negócios, tanto para o Sebrae/SC quanto para os pequenos negócios que fazem parte do ecossistema, são muito promissoras”, afirma.
Em 2022 foi realizado um diagnóstico envolvendo as entidades participantes deste encontro, momento em que foi identificado quatro setores potenciais para desenvolver a inovação, tendo como uma dessas verticais o setor da saúde. “O objetivo foi apresentar novamente esse diagnóstico, identificar alguns desafios do segmento, e a partir de agora vamos desenvolver o planejamento tático”, explica o analista do Sebrae/SC, Douglas Luis Três.