A Secretaria de Educação de São José informa que o Setor de Educação Especial atenderá, em breve, em novo endereço. A mudança será para a Rua João C. da Rosa, 1015, bairro Praia Comprida. Em razão da alteração, a rede de internet e de telefonia está sendo instalada, durante essa semana.
O Setor realiza assessoria para inclusão das crianças e estudantes da rede municipal de ensino e também identifica a necessidade de contratação do profissional auxiliar de ensino da Educação Especial, oferece orientações de pedagogia, fonoaudiologia e psicologia aos professores e famílias.
Além disso, realiza encaminhamentos para os polos de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e produz materiais e livros didáticos para estudantes com deficiência visual.
Atendimento
Esse processo não impacta os atendimentos da rede, já que o fluxo inicia somente na unidade educativa. A partir da apresentação dos documentos com laudo/diagnóstico de deficiência da criança, a unidade de ensino informa e encaminha ao Setor de Educação Especial as solicitações pertinentes (inserção no AEE, contratação do profissional auxiliar de ensino – educação especial e/ou orientações).
Após o recebimento da documentação é agendada uma visita técnica com as pedagogas, na unidade onde a criança está matriculada ,para observação e verificação das necessidades de contratação, de um auxiliar de ensino para Educação Especial.
“O atendimento em educação especial segue a legislação com destaque para as Políticas Nacional (LBI- Lei Brasileira de Inclusão nº 13146/2015, Lei Federal nº 12.764/2012) e Estadual (Lei Estadual nº 16.036/2013).”, detalhou a coordenadora do Setor, Izolete Venâncio.