O 1º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), com sede em Florianópolis, tem um novo comandante. O tenente-coronel Dhiogo Cidral de Lima assumiu o posto no lugar do coronel Dante da Costa Chierighini. A solenidade aconteceu na manhã desta terça-feira, 4, no Forte Sant’Ana do Estreito.
Em meio as autoridades presentes, destaque para o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Emerson Fernandes, o subcomandante-geral, coronel Jofrey Santos da Silva, o chefe do Estado-Maior-Geral da PMSC, coronel Fred Hilton Gonçalves da Silva, e o promotor de justiça do Ministério Público de Santa Catarina, Daniel Paladino. Também marcaram presença diversas autoridades civis e militares.
O comandante-geral, coronel Emerson Fernandes, agradeceu o trabalho realizado e elogiou as ações feitas em Florianópolis. “O coronel Chierighini deixa um legado de comprometimento, liderança e resultados expressivos. Sua dedicação contribuiu de forma significativa para o fortalecimento da ordem pública. Ao tenente-coronel Cidral, desejamos êxito nesta nova missão, certos de que sua experiência e espírito de liderança darão continuidade ao trabalho de excelência desenvolvido pelo 1º CRPM””, finalizou.
A passagem de comando simboliza os conceitos e tradições da PMSC, ao tempo em que a instituição expressa o reconhecimento ao oficial que deixa o comando, apresentando e desejando as boas-vindas ao oficial que o assume.
Em reconhecimento e gratidão pela dedicação ao empenho profissionais, os policiais militares do 1º CRPM entregaram uma homenagem ao coronel Chierighini, em forma de agradecimento pelos serviços prestados pelo oficial na região.
Currículo do novo comandante

O tenente-coronel Dhiogo Cidral de Lima ascendeu ao posto atual em 25 de agosto de 2019. Nascido em Florianópolis, Santa Catarina, é filho de Luiz Gonzaga de Lima e Dinazaide Cidral de Lima.
Incluiu na PMSC no dia 20 de fevereiro de 1998 e concluiu o curso de formação de oficiais em Dezembro de 2000, quando foi declarado aspirante-a-oficial. Durante o oficialato, além dos cursos de formação, aperfeiçoamento e superior de polícia militar, o tenente-coronel Cidral possui dentre os principais cursos e estágios policiais: Curso de Especialização em Policiamento Ambiental realizado em Florianópolis, em 2001, Curso de Táticas Policiais realizado na cidade de Blumenau, em 2002; Estágio em Inteligência, realizado na Agência Brasileira de Inteligência, ABIN, em 2015.
Também operou na Missão de Paz para estabilização do Haiti como policial das Nações Unidas entre dezembro de 2007 e dezembro de 2008. Novamente pelas nações unidas, em 2024, fez cursos nos Emirados Árabes unidos nas áreas de orientação estratégica para o policiamento internacional, monitoramento, mentoria e assessoria policial em operações de paz, capacitação e desenvolvimento de polícia no cenário das nações unidas.
Em cursos civis, é técnico em Eletrotécnica pela Escola Técnica Ffederal de Santa Catarina no ano de 1996, e bacharel em Direito pela Universidade Estácio de Sá em 2013. Possui duas especializações, uma em Administração e outra em Gestão em Segurança Pública. Também, é mestrando em administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Udesc/Esag.
Como oficial superior na PMSC, foi coordenador de segurança da Casa Militar do Governo de Santa Catarina (de 2013-2018); e depois ajudante-de-ordens do subcomandante-geral da PMSC (2019). Comandou o 4º Batalhão de Polícia Militar, de 2019 até março de 2023, passando em 2023 à chefia do Estado-Maior do Comando de Polícia Militar Ambiental.
Em sua carreira militar foi agraciado com valorosas condecorações, dentre as quais destacam-se o brasão de mérito de 3ª, 2ª e 1ª categorias, medalhas por tempo de serviço nas categorias bronze e prata, medalha da missão das nações unidas para estabilização do Haiti, medalha comemorativa do 4º BPM, medalha comemorativa do 7º BPM, medalha do mérito policial militar coronel Lopes Vieira, medalha do mérito ambiental Raulino Reitz, e a medalha da cruz de bravura, por ato de bravura.










