google.com, pub-9039894567170353, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Hoje é sexta-feira, 1 de março de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioColuna do EditorSolução para os “gatos” em debate; Orvino lidera em pesquisa em São...

Solução para os “gatos” em debate; Orvino lidera em pesquisa em São José; Livro “Grando Presente!” e outras notas

Veja também nesta coluna que o deputado estadual Mário Motta (PSD) foi eleito para ser o relator da Comissão Mista que vai apurar a responsabilidade do rompimento do reservatório de água da CASAN e outras notas

Prefeitura e Celesc discutem solução para os “gatos”

O Floripa Regular, programa da prefeitura que busca oferecer soluções para regularização fundiária na cidade, foi a pauta da reunião, nesta segunda-feira (16), entre o prefeito da Capital, Topázio Neto e a secretária municipal da Fazenda, Michele Patricia Roncalio, com o presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, e demais diretores da companhia.

A ideia é que a Celesc seja parceira da prefeitura nos processos de regularização da rede elétrica principalmente na região Norte da Ilha, onde existe redes elétricas não regularizadas, os famosos “gatos” são frequentes.

Agora, a Celesc irá encaminhar o nome das servidões aptas a receber a rede elétrica para que a prefeitura possa emitir uma certidão de zoneamento simplificado.  A partir daí os moradores já poderiam ser beneficiados com energia elétrica regular.

“Estamos falando de dar cidadania para as pessoas e a Celesc, junto com a prefeitura, será parceira”, destacou o presidente da Celesc, Tarcísio Rosa.

Também participaram da reunião os diretores Cláudio Varella (Distribuição), Vitor Lopes Guimarães (Comercial) e  Júlio César Pungan (Finanças e Relações com Investidores).

Abrigo que não abriga

Abrigos de pontos de ônibus de São José pouco ou quase nada protegem passageiros em dias chuvosos. Registro feito pelo leitor deste Informe Floripa, Wagner Rosa, nesta segunda-feira (16)
Abrigos de pontos de ônibus de São José pouco ou quase nada protegem passageiros em dias chuvosos. Registro feito pelo leitor deste Informe Floripa, Wagner Rosa, nesta segunda-feira (16)

Escola do Legislativo

A Câmara de São José agendou a realização da Aula Inaugural da Escola do Legislativo Eufrásia Margarida da Silva. A cerimônia acontece no dia 23 de outubro, às 19 horas, no Theatro Adolpho Mello, no Centro Histórico de São José. A Aula Inaugural será ministrada pelo Senador Esperidião Amin e terá como tema “O Poder do Legislativo”.

A sessão contará com a presença de diversas autoridades de São José e de outros municípios da grande Florianópolis. Também estarão presentes os servidores da Casa Legislativa, bem como os representantes da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Escola do Legislativo (II)

A Escola do Legislativo da Câmara de São José foi oficializada através da Resolução 0722, de 05 de setembro de 2023, e recebeu o nome de Eufrásia Margarida da Silva. Dona Eufrásia atuou na Rede Municipal de Ensino de São José e aposentou-se após 30 anos de dedicação ao magistério.

A criação da Escola visa a qualificação dos vereadores, dos profissionais que atuam no legislativo e da comunidade através de cursos, palestras e convênios com entidades como Universidades e Tribunais de Contas, entre outras.

A Sessão Solene inaugural também será alusiva ao Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro.

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber esse conteúdo no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

Pesquisa aponta reeleição de Orvino em São José

Se a eleição fosse hoje, o prefeito Orvino Coelho de Ávila seria reeleito prefeito de São José. É o que aponta o Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC), na última análise feita para a quarta cidade mais populosa do Estado, em setembro.

Na pergunta espontânea “Se a eleição para prefeito em São José fosse hoje, em quem você votaria?”, feita para 800 pessoas, Orvino aparece em primeiro com 23,4% dos votos. A ex-prefeita Adeliana Dal Pont ficaria em segundo lugar, 10 pontos atrás.

Na pergunta estimulada, quando possíveis candidatos são apresentados, Orvino lidera em todos os cenários.

Outro ponto positivo que a pesquisa traz para o atual prefeito de São José é sua aprovação, que subiu 10% de julho de 2022 até agora e chegou a 50.4%.

Confira no arquivo os números da pesquisa:Relatório Pesquisa São José

Prefeito Orvino, de São José

Grando Presente!

Uma solenidade na tarde desta terça-feira (17) marcou o lançamento do livro “Grando Presente!”, que conta a trajetória política do ex-prefeito Sérgio Grando, que governou Florianópolis de 1993 a 1996. Liderança no campo democrático e progressista, Grando também foi vereador na Capital por duas ocasiões e deputado estadual.

O livro foi organizado pela viúva do ex-prefeito, a socióloga e educadora Cleide Maria Marques Grando, que morreu em março de 2020 e deixou um texto pronto para a publicação. A obra também teve organização da cientista social e educadora Elaine Regina Pompermayer Otto.

Solenidade realizada nesta terça (17) na Câmara de Florianópolis

Grando Presente! (II)

A sugestão pela solenidade teve a iniciativa da vereadora Tânia Ramos (PSOL) que lembrou a trajetória do ex-prefeito, considerado o melhor prefeito do País pela Folha de São Paulo. “Grando presente hoje e sempre. Nunca é fácil fazer um governo para o povo e ele fez”, disse a vereadora que participou do seu governo, na Secretaria do Continente.

A socióloga Silvinha Grando, irmã do ex-prefeito ressaltou as qualidades do irmão e grifou que o livro ficou a cara do governo Grando, porque teve uma construção coletiva. “A distribuição será gratuita, porque um livro do Grando não poderia ser vendido, jamais vendido”, ponderou.

Silvinha Grando, irmã do ex-prefeito: “esse livro não pode ser venido”

Lela circula

Ex-vereador e nome escolhido pelo PT para disputar a prefeitura de Florianópolis em 2024, Vanderlei Farias, o Lela, esteve na Câmara de Vereadores nesta terça-feira (17), prestigiando o lançamento do livro “Grando Presente!”. No evento ele encontrou o deputado estadual, Marquito, virtual candidato a prefeito pelo PSOL. Lela já lidera a frente que tem além do PT, também o PC do B e o PV, mas há quem sonhe, e não é pouca gente, com a união de Marquito e Lela para referendar uma única e forte frente de esquerda na Capital.

Lela esteve na Câmara nesta terça (17)

PSD chega a 49 prefeitos

O Partido Social Democrático (PSD) de SC filiará, no dia 26 deste mês, o prefeito de Navegantes, Liba Fronza. Até a filiação de Liba, o PSD já contava com 48 prefeitos. Com essa nova aquisição, a sigla passará a governar sete das quinze maiores cidades do Estado.

Sob a liderança de Eron Giordani no Estado desde janeiro, o partido cresce em todas as regiões catarinenses. “O nosso jeito de fazer política, cumprindo a palavra, e os resultados das gestões que o PSD vem realizando nas cidades do nosso Estado, têm demonstrado que há uma abordagem diferente na política, combinando experiência, inovação e resultado,” ressalta Eron.

prefeito de Navegantes, Liba Fronza

Reservatório da Casan

O deputado estadual Mário Motta (PSD) foi eleito para ser o relator da Comissão Mista que vai apurar a responsabilidade do rompimento do reservatório de água da CASAN, no Monte Cristo, em Florianópolis, que ocorreu no dia 6 de setembro, atingindo 386 moradores.

Instalada oficialmente dia 11 de outubro, a Comissão tem por finalidade acompanhar as ações relativas ao desastre, como restituição de valores às vítimas e atendimento às necessidades ocasionadas pelo rompimento.

Além do deputado Mário Motta, a Comissão Mista é formada pelo deputado Ivan Naatz (PL), que será o presidente; o deputado Marquito (Psol) na vice-presidência; e como membros os deputados Maurício Peixer (PL) e Lunelli (MDB). A Comissão é formada por parlamentares da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público e da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da ALESC.

Deputado Mário Motta

Em um prazo oficial de 60 dias, a Comissão pretende ouvir o depoimento da direção e técnicos da CASAN, da empresa construtora do reservatório, além de técnicos das agências reguladoras de água e saneamento e associação dos moradores atingidos.

“Nas minhas manifestações sobre o rompimento do reservatório da CASAN no Monte Cristo eu tenho dito: é preciso responsabilizar! Não responsabilizar é a melhor forma de garantir que novos eventos aconteçam, e isso não podemos permitir”, ressalta o deputado Mário Motta.

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber esse conteúdo no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa