Contando com uma revoada de tucanos e de lideranças pessedistas o Republicanos fez um grande ato nesta segunda-feira (7) objetivando fortalecer o time para a disputa de 2026. O presidente nacional do partido, deputado federal Marcos Pereira esteve presente no evento em Florianópolis, atendendo convite do deputado federal e presidente estadual, Jorge Goetten e do deputado estadual, Sérgio Motta.
Na lista de filiações desta segunda uma série de lideranças com expressão política ocupando cargos como de vice-prefeitos, prefeitos e outras lideranças.
Mas, o que mais chamou a atenção foi o suplente de deputado federal, Darci de Matos, que após 20 anos de filiação no PSD, decidiu assinar ficha no Republicanos. Ele arrastou nesse movimento uma série de lideranças de sua base, contando inclusive com nomes como do suplente de deputado estadual do PSD, Gerri Adriani Consoli e do ex-deputado estadual, Jean Kuhlmann ex-PP. Os nomes das lideranças estão no final desta coluna.
Fato é que o Republicanos está cada dia mais fortalecido e participativo no projeto de reeleição do governador Jorginho Mello (PL), que esteve presente no evento. Na antessala do auditório do Hotel Faial, aliás, o que se ouvia é que o Republicanos e o PL são praticamente um mesmo partido em Santa Catarina, defendendo os mesmo valores, ideias e propostas. O próprio ex-deputado Darci de Mattos não deixou dúvidas ao afirmar que um dos motivos que o levaram ao Republicanos foi o objetivo de apoiar a reeleição de Jorginho.
Meta
A meta do Republicanos para 2026 é eleger seis deputados estaduais e três deputados federal, informa o presidente Jorge Goetten. Além das lideranças filiadas nesta segunda (7), o partido tem uma série de outras lideranças que estão sendo trabalhadas, como é o caso da deputada federal Giovânia de Sá, que, ainda, está filiada ao PSDB, não se sabe até quando.
Mulher forte
Quem compôs a mesa de autoridades e foi muito reverenciada no evento do Republicanos foi a vereadora por São José, Vera Pinheiro. Ela fundou o Republicanos no município, passou pelo tempo das vacas magras e disputou a eleição no ano passado com apoio do deputado Sérgio Motta.
Ela classificou que sua chegada à Câmara Municipal foi uma luta por ser uma mãe atípica, mulher negra e que vem das classes menos favorecidas. Agora, para 2026, prepara voos ainda mais altos. Será candidata a deputada estadual por São José. Vera também é presidente do Republicanos Mulher e cobrou mais incentivo para as mulheres participarem da política.

Só observa e apoia
Já quem quer distância da disputa em 2026 é o vereador por Florianópolis, Claudinei Marques. Após ocupar o cargo de secretário do Desenvolvimento Social do Estado de Santa Catarina entre fevereiro de 2021 a abril de 2022 ele se aventurou na disputa para deputado federal na eleição de 2022. Fez 39.043 e não foi eleito.
Em 2026 Marques vai ficar na retaguarda prestando apoio. Ele esteve presente no evento desta segunda e chamou a atenção, por estar com um curativo em um dos pés em função de um procedimento que precisou fazer.

Maior governador
Ao usar a palavra o presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira enalteceu a parceria que tem de longos anos com o governador Jorginho Mello. Tamanha amizade o fez confiar ao governador a missão de fortalecer a sigla em SC. Pereira disse que Jorginho está muito bem entre as lideranças do Republicanos. Comentou inclusive que muitos ao usar a palavra disseram que Jorginho é o maior governador do Brasil. Segundo ele, uma liderança chegou a falar inclusive que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (maior liderança da Sigla) é só o segundo maior governador do Brasil, atrás de Jorginho. A base está motivada!

Tarcísio presidente
Sobre Tarcísio de Freitas a empolgação da militância do Republianos é que o governador de São Paulo assuma o desafio e – como mostram os sinais trazidos pelas notícias da polícia nacional – realmente dispute a Presidência da Republica em 2026. A chapa ideal é Tarcísio na cabeça e um nome do centrão (PP, PSD ou União Brasil), indicando a vice. Mas, também tem que queria um nome da família Bolsonaro (PL) na vice.
O vice?
Quem desfilou simpatia no evento do Republicanos foi o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD). Ao comparecer ele praticou um gesto de carinho visto que o Republicanos esteve junto no seu projeto de reeleição no ano passado e faz parte do seu governo. O chefe do Executivo da Capital intensifica cada vez mais sua agenda ao lado do governador Jorginho. Em cada encontro público que são vistos juntos, cresce entre os observadores a hipótese de ter uma chapa Jorginho e Topázio em 2026. Quem duvida é louco!

Filiações
Veja abaixo a relação das lideranças de diversos partidos, principalmente PSDB e PSD que se filiaram ao Republicanos nesta segunda-feira (7)
– Scheider – vice prefeito de São João do Itaperiú
– Giorgio Beriam – Criciúma
– Jainara Nórdio – secretaria de Saúde de Porto belo
– Almides Robert Silva da Rosa – prefeito Santa Rosa do Sul
– Everaldo Kekinha, prefeito de Balneário Gaivota
– Clevson Rodrigo Freitas – prefeito de Jaborá
– Gabriel Carrara – vice presidente estadual do Creci
– Dr Carlos – médico e coordenador regional do Samu de Joinville
– Jose Roberto Duarte Ramos – Zé da Proteção Veicular
– Darci de Matos – suplente de deputado federal
– José Carlos Mayer – secretário de Obras São João do Itaperiú
– Juliano Schneider – prefeito de Luzerna