Hoje é segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALÚltima Roda de Benção gratuita terá acessibilidade para surdos no teatro
Publicidade

Última Roda de Benção gratuita terá acessibilidade para surdos no teatro

Após cinco meses em cartaz com cenário e figurino, Camila Gomes encerra a temporada da peça nesta terça-feira (01), mas segue realizando bençãos de forma coletiva e aberta ao público

spot_img

Benção para todos! Adaptar-se para proporcionar uma experiência com o divino para todos foi o desafio que a benzedeira Camila Gomes encarou nas últimas semanas. Para encerrar a temporada do espetáculo Roda de Benção, no teatro, Camila decidiu ampliar a oferta de seu trabalho com o bem dizer. Na próxima terça-feira (01/10), a benzedeira fará a última apresentação com cenário e figurino no Teatro da Ubro, às 19h, com entrada gratuita. 

O espetáculo sugere uma experiência de conexão ao incentivar o público a propagar o amor no seu servir, no seu Bendizer, na sua vida diária. Além disso, as pessoas ainda podem conhecer mais sobre a cultura de Florianópolis, marcada pela tradição das benzedeiras. 

As apresentações desta temporada iniciaram em maio e seguiram por quatro meses, sempre com casa cheia e novidades marcantes durante sua trajetória. Se para o primeiro espetáculo foi preciso garantir uma bilheteria, para o segundo a produção pôde garantir ingressos gratuitos para toda a população. 

Depois, Camila intuiu uma nova música e contou com a surpresa de ter a parceria do músico Luiz Meira na gravação da canção e no palco, inclusive cantando uma de suas músicas para um público super animado. Depois, a peça deu mais espaço para a acessibilidade, ao conseguir contratar o tradutor de Libras Wesley Malta. Em meio a tantas conquistas, a benzedeira ainda foi escolhida para representar as benzedeiras de Santa Catarina em um documentário que está registrando essa tradição em diferentes estados do Brasil. 

“Fico muito feliz e agradecida por essa caminhada e tantas conexões que aconteceram durante os meses em que a Roda de Benção esteve em cartaz, em um palco, um espaço respeitável, em que a liberdade e a arte do encontro são sagrados”, reflete a Benzedeira. Ela conta, ainda, que para o último espetáculo desta temporada no palco, a peça volta a contar com a tradução em Libras feita por Wesley Malta. 

Para realizar o espetáculo Roda de Benção com tradução em Libras, a Benzedeira também precisou entender como trazer a sinestesia da benção para uma pessoa com deficiência auditiva. “Em geral, nos voltamos para nossa intimidade para conseguir sentir a benção, mas as pessoas com deficiência auditiva precisam ficar atentas às instruções do tradutor de Libras. Então temos o desafio de trazer para o sinestésico uma imagem que está na palavra, não no som”, observa Camila. “E essa tem sido uma experiência inovadora e muito interessante”, conclui. 

Roda de Benção

O monólogo Roda de Benção traz o saber ancestral para o contemporâneo de forma artística. Durante cerca de 60 minutos, o público conhece cantos, rezas, pode se conectar e entrar em contato com muita cura. Segundo Camila, essa é uma experiência a ser vivida em um ritual intuído e canalizado do ato de Benzer, desde o acolhimento, passando pela Benção, pela limpeza energética e pelo firmar da benção. “Meu convite é para que todos conheçam como acontece a Benção dentro de nós”, ressalta. 

A direção artística do Roda de Benção é de Vanessa Garcia e toda a proposta cênica foi pensada para encantar, mas também para ir além da benção invisível com cenário, música e cenas que apresentam o ofício de benzer numa perspectiva mais artística. 

As bençãos coletivas continuarão a ser realizadas em diferentes espaços da cidade, até dezembro. Porém, não mais no palco com cenário e figurino. Será em um formato bastante parecido com o que foi realizado no Palácio Cruz e Sousa ainda em setembro. Na ocasião, cada pessoa do público recebeu uma benção individual, um momento de conexão e cura, exatamente como é o objetivo de Camila. 

Para acompanhar toda a programação do “Roda de Benção”, é possível acessar o perfil de Camila nas redes sociais o @camilabenzedeira. A proposta foi selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura; o produto cultural é patrocinado pelo Faial Prime Suítes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura município de Florianópolis, pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria de Turismo de Santa Catarina e pela Fundação Franklin Cascaes. 

SERVIÇO

O que: Roda de Benção com Camila Gomes 

Quando: terça-feira, 01 de outubro de 2024 

Onde: Teatro da Ubro, Rua Pedro Soares, 15 – Florianópolis/SC

Horário: 19h Ingressos: gratuitos e devem ser retirados com 1 hora de antecedência, na bilheteria do teatro. 

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa