O União Brasil decidiu, em reunião no início da noite desta quarta-feira (19), na sua sede, desembarcar do governo Topázio Neto (PSD) em Florianópolis. Com isso, o prefeito que vai à reeleição perde o apoio do seu criador, daquele que o colocou na vida pública, o ex-prefeito Gean Loureiro.
Ao deixar a coligação o União Brasil leva um dos maiores tempos de televisão e rádio, além da participação com sua nominata de vereadores e participação no Fundo Partidário. Com o desembarque do União Brasil o favoritismo do prefeito Topázio despenca. Ele liderava todos os cenários até este momento, mas, ao perder seu principal parceiro, a eleição se mostra aberta, com grande possibilidade de segundo turno.
Na reunião, com presença da direção partidária da Capital e seus vereadores, Dinho, Dalmo Menezes e Mama, o partido optou em não seguir apoiando o governo para a reeleição, em função da não continuidade da administração e modelos de gestão que tinham sido implantados pela gestão Gean, bem como pela falta de valorização partidária. Os vereadores continuarão dando suporte ao governo Topázio na Câmara até o fim desse mandato, mas o partido busca novos caminhos.
Agora a sigla vai avaliar novas coligações para a disputa das eleições deste ano. Para isso, serão observados cinco itens que os futuros parceiros, seja o pré-candidato Pedrão, Dário Berger ou outros, precisarão observar e se comprometer. São eles: cuidado com a gestão fiscal; investimento em saúde; atenção à educação básica; assistência social – por exemplo, em relação aos moradores de rua – e infraestrutura com a volta do Asfaltaço – programa de pavimentação do governo Gean – além, é claro, da observância por obras estruturantes que a cidade precisa.
VEJA ABAIXO A NOTA OFICIAL DO PARTIDO:
Nota Oficial
A executiva municipal ampliada do União Brasil de Florianópolis, reunida nesta quarta-feira, 19/06, deliberou pela não participação do partido na próxima eleição na coligação liderada pelo prefeito Topázio Neto. A decisão se baseia em divergências administrativas que não permitiram a continuidade de alguns projetos e modelos administrativos iniciados pelo ex-prefeito Gean Loureiro, bem como na falta de valorização partidária do União Brasil.
A decisão de qual coligação participar na próxima eleição passará pela inclusão de propostas no plano de governo que contemple ações como as que destacamos abaixo:
- Gestão Fiscal: Reequilíbrio das contas públicas com redução do custeio da máquina para permitir mais investimentos, tendo como meta retornar à avaliação da Secretaria do Tesouro Nacional para A+ atingida pelo ex-prefeito Gean Loureiro em sua gestão.
- Saúde: Ampliação do número de Equipes de Saúde da Família (ESF) atendendo nos centros de saúde, com contratação de mais médicos e profissionais de saúde, garantindo uma ESF para, no máximo, 3.000 habitantes na cidade de Florianópolis.
- Educação: Voltar a zerar o número de crianças na fila de espera por vagas na educação infantil, com ampliação dos serviços em período integral. Continuidade do projeto Escola do Futuro para outros bairros do município.
- Assistência Social: Ampliação dos projetos sociais iniciado pelo ex-prefeito Gean Loureiro, para outras regiões do município. Ampliação do serviço de Abordagem de Rua, com a garantia efetiva da internação para tratamento de dependentes químicos de todas as pessoas em situação de rua que precisem.
- Infraestrutura: Retomar a “Operação Asfaltaço” com a pavimentação de todas as ruas que ainda não tenham pavimentação no município. Execução de obras estruturantes como a 4ª pista da SC 405 no sul da Ilha, entre o elevado da Seta e Rio Tavares, a 4ª pista da SC 404 do Itacorubi até o Morro da Lagoa e ampliação das faixas da SC-401 no norte da Ilha.
A valorização partidária, bem como a inclusão dessas propostas e outras debatidas pelo partido, serão requisitos fundamentais para definição do apoio na eleição municipal deste ano pelo partido.
COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9