Hoje é terça-feira, 14 de janeiro de 2025
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALUnivali promove evento cultural exclusivo para migrantes

Univali promove evento cultural exclusivo para migrantes

Ação foi realizada em parceria com a organização Círculos de Hospitalidade

spot_img

Para celebrar o Dia Internacional dos Migrantes, o projeto de extensão Núcleo de Apoio ao Migrante (NAM), vinculado à Universidade do Vale do Itajaí (Univali), e a organização Círculos de Hospitalidade promoveram um almoço cultural na quarta, 18. A programação contemplou apresentação de poesia e música venezuelana com acompanhamento de instrumentos típicos. O evento foi realizado em Florianópolis e recebeu 70 pessoas.

O coordenador do Mestrado em Direito das Migrações Transnacionais (PPGDMT) da Univali e da Università degli Studi di Perugia (Unipg), professor Rafael Padilha dos Santos, explica que o Dia Internacional dos Migrantes foi instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), no ano 2000, levando em conta o número de migrantes espalhados pelo mundo.

Para o docente, a comemoração desta quarta encerrou um ciclo de diversas atividades nas quais a Universidade esteve envolvida, ao longo de 2024, em benefício dos migrantes em situação de vulnerabilidade social. A maior parte delas realizada com fomento do Governo Federal, por meio de aprovação de proposta no Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG).

“O projeto ‘Práticas e Políticas de Acolhimento de Migrantes e Refugiados: rede de cooperação entre PPGs no Núcleo de Apoio ao Migrante’, aprovado pela Univalino PROEXT-PG, permitiu realizar uma série de ações que envolveram os 12 Programas de Mestrado e Doutorado da Universidade. Por meio desta iniciativa, integramos ensino, pesquisa e extensão, dialogamos com diversos setores da sociedade e aproveitamos a especialidade de conhecimento, disponível em cada Programa, para gerar impacto na vida dessas pessoas.”, conta o professor.

As atividades desenvolvidas em 2024, em benefício dos migrantes, incluíram ações de extensão interdisciplinares e atividades de prestação de serviços de cidadania e atendimento a público alvo, de modo especializado e gratuito, ofertando atividades de natureza jurídica, social, laboral, cultural, de saúde e educacional.

Padilha explica que o Projeto também ocorreu no contexto da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, da ONU, que é sediada pela Univali e busca beneficiar migrantes em situação de vulnerabilidade, resguardando o que prevê a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa